Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22730
Título: Implicações da maturidade do modelo de negócio digital e da crise covid-19 no desempenho financeiro: um estudo multicaso no setor de consumo não cíclico da B3
Autor(es): Maia, Yasmin Lavinie Rodrigues
Palavras-chave: E-commerce
Covid-19
Modelo de negócio digital
Desempenho financeiro
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral relacionar o desempenho financeiro das empresas do setor de consumo não cíclico da B3 com a maturidade do modelo de negócio digital, durante a pandemia da covid-19. Para alcançar esse objetivo foi aplicado o questionário da pesquisa “Optimizing Your Digital Business Model” dos autores Peter Weill and Stephanie L. Woerner e as respostas foram obtidas através dos relatórios e dos informativos divulgados pelas próprias empresas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Nesse sentido, buscou uma correlação entre o score do questionário abordado e a receita obtida pela empresa nos últimos quatro trimestres, incluindo o período antes da pandemia e os meses durante a pandemia. Os resultados obtidos apontam uma relação entre a maturidade do modelo de negócio digital e o desempenho financeiro, uma vez que o Grupo Carrefour apresentou a maior pontuação e o melhor desempenho financeiros, a partir do critério das receitas. Enquanto a Ambev apresentou o modelo de negócio digital mais frágil e foi a única, entre as empresas pesquisadas, que apresentou diminuição na arrecadação de suas receitas. Com isso, é possível concluir que a maturidade do modelo de negócio digital implicou positivamente no enfrentamento à crise econômica da Covid-19 e a formatação do modelo de negócio digital está diretamente ligado ao desempenho financeiro.
Descrição: MAIA, Yasmin Lavínie Rodrigues. Implicações da maturidade do modelo de negócio digital e da crise covid-19 no desempenho financeiro: um estudo multicaso no setor de consumo não cíclico da B3. 2020.30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22730
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdf596.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Yasmin Lavinie Rodrigues Maia.pdf522.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.