Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22733
Título: Análise das demonstrações contábeis: um estudo da Petróleo Brasileiro S.A
Autor(es): Sousa, Patrícia Costa de
Palavras-chave: Petrobras
Demonstrações contábeis
Análise vertical e horizontal
Índices econômico-financeiro
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo evidenciar a situação econômico-financeira da empresa Petróleo Brasileiro S.A, a partir da análise das demonstrações contábeis, entre os anos de 2016 e 2019. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados e informações, se deu através da pesquisa bibliográfica e documental, com base em dados secundários, fornecidos através dos relatórios e demonstrativos contábeis da empresa Petróleo Brasileiro S.A, com análise interpretativa dos dados e informações, a partir dos métodos e aspectos da análise das demonstrações contábeis. Através das análises observou-se que a Petrobras, apesar de todo infortúnio sofrido com a Operação Laja Jato, continua a ser uma empresa sólida e economicamente viável para os investidores e seus demais stakeholders. Saindo de um prejuízo de R$ 13 bilhões no final de 2016 para um lucro líquido de R$ 40 bilhões em 2019, marco histórico alcançado através de uma gestão eficiente de ativos que permitiu uma redução significativa nos custos de produção. A empresa, além de rentável, apresenta-se como uma ferramenta importante para a economia brasileira, visto que, a mesma está posicionada estrategicamente como por exemplo, na determinação do preço dos combustíveis. Ainda ressalta-se a sua importante contribuição para a sociedade brasileira, na geração de emprego e renda e de inovações tecnológicas.
Descrição: Sousa, Patrícia Costa de. Análise das demonstrações contábeis: um estudo da Petróleo Brasileiro S.A. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22733
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia C.Sousa.pdfPatrícia Costa de Sousa2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito204.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.