Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22739
Título: Uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de geografia em escola da rede privada de Campina Grande, PB.
Autor(es): Valle, Waleska de Almeida
Palavras-chave: Ensino de geografia
Recurso tecnológico
Tecnologia da informação e comunicação - TIC´s
Prática educativa
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala de aula não apenas o estudo e a identificação do espaço geográfico, mas também como este espaço é transformado e se reconstrói em meio às inovações. O meio tecnológico nos coloca diante de mudanças que precisam adentrar os muros das escolas e, mais precisamente, precisam transformar a forma de como fazer a educação. Agregar as novas mídias às práticas educativas já existentes nos possibilitam inovar e fazer com que as aulas possam se transformar em um meio atrativo e de novas descobertas, assim pensamos em colocar esses meios como aliados para o entendimento do espaço, categoria fundamental para a Geografia. Tomando como referência estas mudanças e como elas podem auxiliar no ensino e aprendizagem, transformando práticas mnemônicas em práticas com dinâmicas que auxiliem o aluno a aprender de forma mais lúdica, que foi construído este trabalho acadêmico científico tendo como base a utilização dos recursos tecnológicos da plataforma Google For Education e a utilização das mais variadas TICs, trabalhadas nas turmas dos 9º anos A, B, C e D do colégio Motiva Jardim Ambiental Campina Grande nos turnos manhã e tarde, através do qual objetivamos trabalhar os recursos tecnológicos como ferramentas na aprendizagem do espaço geográfico. A metodologia utilizada para a execução da prática foi embasada em leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao trabalho, foram usados recursos de multimídia, realizadas uma peça teatral com culminância em evento do calendário escolar (Giroletras). Como resultado, foi possível verificar que a utilização das ferramentas de multimídia tornaram as aulas mais dinâmicas e as turmas mais participativas, trazendo questionamentos e buscando sempre participar de maneira significativa nas intervenções. O ápice dos resultados foram os avanços obtidos nas avaliações da etapa trabalhada, e o engajamento das próprias turmas em criarem projetos na amostra literária da escola que envolvesse os conteúdos de geografia como Guerra Fria, Sustentabilidade, Desigualdade socioeconômica e Globalização.
Descrição: VALLE, W. de A. Uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de geografia em escola da rede privada de Campina Grande, PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22739
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - WALESKA DE ALMEIDA VALLE.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.