Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22749
Título: A área central de Campina Grande - PB: por uma geografia das formas/conteúdo
Autor(es): Andrade, Jadiel Lucas Alves de
Palavras-chave: Área central
Refuncionalização
Espaço
Campina Grande - Paraíba
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: Pensar o espaço a partir da ótica materialista, histórica e dialética, implica necessariamente considerar o interminável movimento de sucessão e acumulação das formas/conteúdo no ecúmeno, é este o fundamento que dá sentido a geografia. A partir deste pressuposto nos debruçamos nesta monografia, à reflexão da natureza da produção do espaço na área central de Campina Grande – PB. O objetivo principal se traduz no esforço de compreender a lógica do uso do solo na zona periférica ao núcleo central, onde, o espraiamento das atividades do setor terciário exige a refuncionalização dos resquícios residenciais, incorporando-os ao centro de gravidade. Partindo da realidade concreta, a logicidade mercadológica – expressa pela expansão do consumo e generalização da mercadoria – além de provocar reorganizações funcionais impõe modernizações tecnológicas, novos valores sistêmicos à totalidade da área central, e, condiciona sua expansão territorial e de sua centralidade. Para melhor compreender a (re)produção do espaço de nosso tempo, apresentamos a conformação da área central à luz do seu desenvolvimento histórico considerando as sucessivas lógicas dos sistemas de ações e suas implicações espaciais. Com base nos resultados alcançados, o processo de centralização ocorreu com a emergência de objetos técnicos da economia algodoeira e, a metamorfose da função residencial para comercial/serviços desenrolou-se em um meio técnico, científico-informacional. De modo geral, o processo de refuncionalização que incide sobre o conjunto de objetos residenciais se desenvolve em três estágios até que as formas alcancem uma essência inteiramente estranha à moradia e cada vez mais inserida à racionalidade da mercantilização do espaço.
Descrição: ANDRADE, J. L. A. de. A área central de Campina Grande - PB: por uma geografia das formas/conteúdo. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22749
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A área central de Campina Grande Por uma Geografia das fomas conteúdo.pdfA área central de Campina Grande-PB: Por uma Geografia das formas/conteúdo3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito565.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.