Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22751
Título: Degradação ambiental e transformação da paisagem: uma analise do processo de desmatamento no sitio Água Doce, Olivedos/PB.
Autor(es): Araújo, Maria Janiery Costa
Palavras-chave: Degradação ambiental
Desmatamento
Caatinga
Paisagem local
Semiárido paraibano
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Essa pesquisa traz ao discurso a relação do homem, sua identidade e o espaço vivido na Caatinga, onde o sentimento de pertencer e conviver num clima semiárido, traz ao habitante maiores dificuldades, contudo, a procura de técnicas que possibilite amenizar a adversidade faz-se necessário. Na área de estudo – Sitio Água Doce, no município de Olivedos/PB - as características observadas são semelhantes aos municípios interioranos da região Nordeste que, emergem suas atividades das trocas comerciais, agricultura e pecuária de subsistência. Pelo exposto, a pesquisa objetivou detectar os principais motivos que levam os agricultores do Sítio Água Doce à degradação ambiental, transformando a paisagem local, por meio do desmatamento da vegetação nativa, qual seja, a Caatinga, partindo da descrição do perfil socioeconômico da população residente na localidade; mostrar a caracterização histórica e geográfica da área e analisar as transformações dos elementos da paisagem. Para alcançar os objetivos acima delineados, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, fazendo uso da aplicação de um questionário, visando analisar, por meio das respostas obtidas, a concepção de paisagem que os moradores dispõem, a relação que eles possuem com os recursos naturais existentes e sensibilização frente a degradação e possível desertificação da área. Por meio dessa pesquisa, pode-se analisar que a mudança da paisagem na comunidade decorre da prática de limpeza de terrenos para agricultura e pecuária de subsistência, ocasionando a exposição do solo e uso inadequado dos recursos naturais.
Descrição: ARAÚJO, M. J. C. Degradação ambiental e transformação da paisagem: uma analise do processo de desmatamento no sitio Água Doce, Olivedos/PB.. 2020. 56 f. trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22751
ISSN: CDD 333.736
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- MARIA JANIERY COSTA ARAUJO.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA TCC.pdf156.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TERMO DE DEPOSITO TCC.pdf280.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.