Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22762
Título: Migração pendular entre as cidades de Esperança - PB e Campina Grande - PB no ano de 2020
Autor(es): Santos, Vanessa dos
Palavras-chave: Migração pendular
Migração
Espaço urbano
Dinâmica econômica
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem como tema migração pendular entre as cidades de Esperança e Campina Grande no ano de 2020. Trata-se de uma analise sobre as dinâmicas econômicas e demográficas das duas cidades, sendo Campina Grande classificada como uma cidade polo no estado da Paraíba também como um centro urbano de porte médio. E Esperança como cidade de pequeno porte e considerada no contexto do trabalho como cidade dormitório. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é apresentar as causas e consequências da migração pendular para os citados municípios e caracterizar esse tipo de migração. Para a elaboração do presente trabalho foi utilizada uma análise quantitativa e qualitativa, seguindo os seguintes procedimentos: Seleção de material teórico e metodológico para referenciar o tema e seu estudo. A segunda etapa do trabalho foi uma pesquisa de campo, através de um questionário aplicado com alguns habitantes do município de Esperança, que praticam cotidianamente o movimento pendular pra a cidade de Campina Grande. Cumpre destacar que o questionário foi aplicado, no primeiro semestre do ano de 2020 e, devido às medidas de isolamento determinadas pela Pandemia do Covid19, foi aplicado de forma remota. O estudo está divido em três partes. A primeira parte apresenta o processo migratório das populações humanas nas escalas global e nacional. Em outra parte apresenta os fatores que conduzem a população de Esperança para uma dependência de vários serviços e de abastecimento, em relação à cidade de Campina Grande. Na parte final apresentamos os resultados e a discussões dos dados pesquisados. Observando que a pobreza, e a má divisão do trabalho são responsáveis pela falta de acesso e de serviços para a população residente na cidade de Esperança fazendo com que a mesma recorra a Campina Grande em busca de serviços e melhorias de vida. A pesquisa resultou que os participantes desse movimento obtiveram grandes consequências em sua saúde tanto mental quanto física.
Descrição: SANTOS, V. Migração pendular entre as cidades de Esperança - PB e Campina Grande - PB no ano de 2020. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22762
Aparece nas coleções:30 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.