Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22766
Título: O arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba: relato da experiência de estágio na unidade de registro e cadastro
Autor(es): Araújo, Maíra Ferraz de.
Palavras-chave: Conselho Regional de Enfermagem
Acesso à informação
Estágio em Arquivologia
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato da experiência de estágio não obrigatório, realizado no Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – COREN-PB, na Unidade de Registro e Cadastro (URE), durante o período de abril de 2017 a setembro de 2018. Tem como objetivo geral dar ênfase a importância do manuseio da documentação, a sua preservação e conservação a partir da vivência oportunizada pelo estágio. Os objetivos específicos são: 1. descrever o funcionamento do arquivo a partir de um diagnóstico dos recursos humanos e materiais e 2. apresentar proposta de melhorias no arquivo e na guarda de documentos assegurando fidedignidade na recuperação e no acesso à informação. A metodologia usada para análise de dados da pesquisa foi o método quadripolar, no qual aborda uma forma interativa os dados obtidos. Os resultados revelam que a URE possui dificuldade em lidar com a gestão de documentos, consequentemente gerando complicações as suas documentações e afetando assim o funcionamento da organização, por isso propõe-se que por meio das experiências adquiridas no período de estágio, é de suma importância o papel de um arquivista nas instituições no que tange a percepção da gestão dos arquivos e o quanto a falta de uma gestão de documentos adequada dificulta à gestão e à memória de uma instituição. Destarte, ratifica a necessidade de visibilidade do arquivista, de seu papel essencial, contribuindo de uma forma direta para o desenvolvimento organizacional.
Descrição: ARAÚJO, M. F. de. O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba: relato da experiência de estágio na unidade de registro e cadastro. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22766
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maíra Ferraz de Araújo.pdf800.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização do depósito de TCC - Maíra Ferraz de Araújo.pdf65.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.