Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22767
Título: Reflexões acerca do conceito de arte na filosofia de Arthur Schopenhauer
Autor(es): Silva, Kleylson Domingos da
Palavras-chave: Filosofia
Filosofia alemã
Arte
Alento existencial
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho intitulado Reflexões acerca do conceito de arte na filosofia de Arthur Schopenhauer tem como objetivo principal compreender como o filósofo alemão elabora sua concepção filosófica de arte. Para tal intuito, explicitaremos, primeiramente, os pressupostos conceituais que nos possibilitam compreender sua filosofia, a saber, abordaremos as duas dinâmicas de mundo na ótica schopenhaueriana, o mundo enquanto representação, como realidade dos fenômenos, e o mundo como vontade, o mundo na sua essência. Em seguida tentaremos entender como Schopenhauer aborda as ideias no sentido platônico como formas universais da representação na objetivação artística. Trataremos também a questão do gênio e sua fluidez em relação ao sublime e o belo na visão artística. Elencaremos ainda, gradativamente, os diferentes graus de objetidade da vontade, do nível inferior ao nível superior, demonstrando, por fim, a importância e o sentido que o autor de O mundo como vontade e como representação atribui à música em relação às outras manifestações de arte. A arte para Schopenhauer é um meio de facilitação para a contemplação das ideias, oferecendo ao indivíduo um alento existencial, uma superação momentânea do sofrimento e da dor.
Descrição: SILVA, K. D. Reflexões acerca do conceito de arte na filosofia de Arthur Schopenhauer. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22767
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleylson Domingos da Silva.pdfPDF - Kleylson Domingos da Silva342.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.PDFTermo de depósito385.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.