Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22770
Título: A saída das agências bancárias das cidades pequenas e o seu impacto no desenvolvimento socioeconômico local: uma análise a partir do município de Arara-PB
Autor(es): Xavier, Wagner Bezerra
Palavras-chave: Espaço urbano
Violência urbana
Dinâmica socioeconômica
Arara - Paraíba
Data do documento: 18-Nov-2020
Resumo: A cada novo contexto, novas dinâmicas surgem desencadeando processos, cujos desdobramentos merecem destaque na abordagem geográfica quando implicam na ordem da produção socioespacial. Quando toma-se por referência a epocalidade atual da sociedade, marcada por tantos processos que recaem sobre a produção e organização do espaço, uma das questões que têm se sobressaído como problemática na dinâmica socioespacial é a violência urbana que se manifesta de muitas formas, sendo uma delas as explosões e roubos de caixas eletrônicos em agências bancárias. Diante deste quadro, se faz necessário traçar reflexões acerca das múltiplas formas como esse fenômeno tem atingido a dinâmica socioeconômica das cidades pequenas onde as explosões dos caixas eletrônicos têm sido mais comum e resultado no fechamento das agências e, consequentemente, na imposição de limites para os fluxos de capitais e mercadorias no espaço local. É desta forma que no presente trabalho objetiva-se compreender os impactos socioeconômicos na cidade de Arara, no estado da Paraíba, decorrentes da saída da Agência do Banco do Brasil da cidade em 2017. O trabalho pauta-se em uma abordagem qualitativa, em que, adotando-se pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, busca-se traçar um plano de análise capaz de permitir a reflexão do contexto socioespacial em questão. A partir dos resultados alcançados, podese dizer que a saída da Agência do Banco do Brasil da cidade de Arara-PB tem tido repercussões diretas na economia local e na dinâmica dos fluxos de pessoas, capitais e mercadorias, que passaram a ter como destino outros municípios.
Descrição: XAVIER, W. B. A saída das agências bancárias das cidades pequenas e o seu impacto no desenvolvimento socioeconômico local: uma análise a partir do município de Arara-PB. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22770
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - WAGNER BEZERRA XAVIER.pdfTCC - WAGNER BEZERRA XAVIER.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Wagner Bezerra Xavier - Termo de depósito.pdfTermo de depósito - Wagner Bezerra Xavier.pdf760.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.