Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22773
Título: Análise das manifestações patológicas na fazenda maquiné localizada no município de Araruna-PB.
Autor(es): Lemos, Igor Matheus de Sena
Palavras-chave: Engenharia civil
Patologias
Alvenaria
Data do documento: 19-Nov-2020
Resumo: A construção civil é uma técnica utilizada há muito tempo e hoje se destaca por suas diversas áreas e a variabilidade de matérias empregados no decorrer dos anos, principalmente na construção de edificações, com isso, pode se observar diversos comportamentos devido a utilização de cada material nas edificações construídas. Durante o processo construtivo de uma edificação pode ocorrer falhas dos mais variados tipos, desde a falhas de projeto até a falhas de execução ocasionando danos às construções. As falhas construtivas favorecem o surgimento das manifestações patológicas, e estas, por sua vez, precisam de medidas corretivas após o aparecimento. Na engenharia o termo Patologia se ocupa do estudo das causas, manifestações e consequências dos defeitos observados em edificações. Diante disso, o objetivo do trabalho foi analisar as manifestações patológicas nas edificações da Fazenda Maquiné localizada na cidade de Araruna - PB. A metodologia utilizada no trabalho constituiu em visitas técnicas e análises fotográficas para examinar as manifestações patológicas, sugerir suas medidas preventivas e corretivas para que se possa minimizar ou solucionar o problema. Após as visitas técnicas e análises fotográficas observou-se o surgimento de várias manifestações patológicas nas edificações da Fazenda Maquiné, tais como: fissuras/trincas, manchas, desplacamento de reboco e etc. Constatou-se que as edificações necessitam de uma manutenção preventiva para evitar maiores problemas, e que os danos causados à edificação sejam os mínimos possíveis.
Descrição: LEMOS, Igor Matheus de Sena. Análise das manifestações patológicas na fazenda maquiné localizada no município de Araruna-PB. 2020. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22773
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdf732.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Igor Matheus de Sena Lemos.pdf3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.