Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22775
Título: Leituras historiográficas sobre o Nordeste e os significados do pensamento de Ariano Suassuna na cultura nordestina
Autor(es): Torres, Aurenivia Freire Soares
Palavras-chave: Regionalismo
Nordeste
Historiografia
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: Este trabalho tem por finalidade demostrar, principalmente, duas opiniões diferenciadas e críticas sobre a visão do nordeste, um pelo saudoso escritor, dramaturgo Ariano Suassuna e outra destacada pelos olhares de Durval Muniz de Albuquerque Jr. bem como de outros autores que buscaram estudar o tema chamado Nordeste. Os objetivos específicos desta pesquisa se prenderam a análise da visão de Ariano Suassuna sobre o Nordeste e suas particularidades. Buscou-se, também, apresentar a visão de Durval Júnior com relação ao Nordeste a criticidade presente em suas obras, expondo pensamentos e visões de alguns escritores renomados sobre o Nordeste. A metodologia usada nesta pesquisa foi a da análise do pensamento dos autores tendo como objetivo trazer uma revisão atualizada do tema estudado. Ao final do estudo pretende-se ter um panorama do contraste presente em opiniões importantes, mas, diferenciadas que nos leva a rever alguns conceitos, nos leva a repensar dicotomias e despertar nosso senso de criticidade e pensamentos acerca do lugar chamado Nordeste.
Descrição: TORRES, A. F. S. Leituras historiográficas sobre o Nordeste e os significados do pensamento de Ariano Suassuna na cultura nordestina. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22775
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurenivia Freire Soares TorresPDF - Aurenivia Freire Soares Torres423.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito430.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.