Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22780
Título: Cabelos crespos, cacheados e ciberativismo negro: práticas de construção da identidade da mulher negra
Autor(es): Silva, Natália dos Santos Barbosa da
Palavras-chave: Cabelo crespo
Identidade
Ciberativismo
Mulher negra
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: A partir de uma experiência vivida, darei início a uma discussão muito presente nos dias atuais, que é de suma importância para a sociedade, o “cabelo crespo e o ciberativismo”. A mulher negra deixou de lado o pensamento eurocêntrico, que há muitos anos perdurou na nossa sociedade, para assumir a sua identidade, sua cor, seu cabelo crespo; o cabelo se tornou uma arma política contra todo o preconceito, quebrando todos os paradigmas. Neste trabalho será apresentado e discutido todas as ferramentas utilizados pelas mulheres negras nas redes sociais como o Facebook, Instagram e o Youtube, estas que são redes de interação social, que as fazem se conhecerem, trocarem experiências, se apoiarem, e discutir assuntos e acontecimentos, que infelizmente ainda acontece nos dias atuais. No século XXI se tem um movimento feminista diferenciado dos demais movimentos que já aconteceram na História, o que difere é que se vê grandes grupos cibernéticos, de mulheres unidas com o objetivo de recuperar sua identidade, através do cabelo crespo. E é através de todo esse movimento, que surgem novos conceitos e significados, como o significado de “identidade”. Também será apontado o vasto número de grupos de Instagram, e entre outras redes sociais, com grande número de seguidoras, e os objetivos e finalidade deste grupo. A youtuber Vandressa Ribeiro, que conquistou várias seguidoras, com seus tutoriais, e também mostra como é o seu dia a dia. O cabelo crespo como uma arma de politização, e o ciberativismo que contribui para o desenvolvimento desse grande movimento da mulher negra.
Descrição: SILVA, N. dos S. B. da. Cabelos crespos, cacheados e ciberativismo negro: práticas de construção da identidade da mulher negra. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22780
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália dos Santos Barbosa da SilvaPDF - Natália dos Santos Barbosa da Silva308.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito77.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.