Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22785
Título: O desenvolvimento da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bodocongó e redondezas (1938-1970)
Autor(es): Rocha, José Arthur Ferreira da
Palavras-chave: Campina Grande - Paraíba
Bodoncongó - Bairro
História local
Igreja católica
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Resumo: O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro hoje em dia é bastante visitado por muitos devotos todas as terças-feiras, pois visam participar das tradicionais novenas perpétuas, porém, muitos desses fiéis não sabem que aquele Santuário é riquíssimo em História e que foi de extrema importância para o desenvolvimento e ampliação de todo o bairro de Bodocongó e também para diversos sítios vizinhos. De início surge como uma pequena capela construída para trabalhadores de uma Indústria, porém, com o passar do tempo a Igreja vai se desenvolvendo com a ajuda de um grupo de padres até se tornar Matriz, conseguindo assim ajudar ainda mais pessoas de diversas formas, tanto de maneira espiritual como também com produtos para a subsistência humana, isso para as famílias mais carentes do seu entorno. A construção de capelas menores em sítios distantes também é uma ajuda notável, pois foi bastante favorável para as pessoas que não podiam se locomover até a Igreja Matriz. Para o trabalho será tomado como fonte três livros de memória da Paróquia de Bodocongó, que são: Uma História de Salvação: História de 40 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, escrito em 1994, sem autor definido; Revista Roda Viva: Cinquenta anos dos redentoristas em Campina Grande, escrita em 2002 pelo Pe. José Inácio de Medeiros; e Presença e atividades dos Redentoristas na Diocese de Campina Grande, sem data de publicação exata, mas que foi escrito pelo missionário Pe. Cristiano Joosten. As fontes mencionadas contêm de maneira detalhada boa parte de sua História, como surgiu, como se deu seu desenvolvimento e como foi surgindo suas comunidades até se tornar um lugar de visitação e peregrinação por parte de seus fiéis. Os livros são riquíssimos em informações, pois preservam de certa forma a História desse lugar. Outro grande contribuinte é o padre João Jorge, que através de seus escritos disponibiliza informações sobre a Congregação Redentorista na cidade de Campina Grande. O texto, escrito de forma linear se aproxima da História Tradicional, buscando assim resgatar um pouco da História Local de Campina Grande e principalmente da Igreja de Bodocongó.
Descrição: ROCHA, J. A. F. O desenvolvimento da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bodocongó e redondezas (1938 - 1970). 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22785
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA E DISPONIBILIZAÇÃO DO TCC NO RE.pdfTermo de depósito580.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
O DESENVOLVIMENTO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO EM BODOCONGÓ E REDONDEZAS (1938-1970).pdfPDF - José Arthur Ferreira da Rocha1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.