Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22789
Título: A Interface entre a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Cabedelo (ASTREC) e a Prefeitura Municipal de Cabedelo no Âmbito do Empreendedorismo Social
Autor(es): Siqueira, Candice Ferreira
Palavras-chave: Empreendedorismo social
Terceiro setor
Coleta Seletiva
Data do documento: 28-Nov-2020
Resumo: A ascensão do chamado Terceiro Setor, mediante a integração de diversos segmentos como instituições religiosas, ações voluntárias individuais e corporativas, ONG’s e o próprio setor público têm sido demonstrado pela formação e organização de empreendimentos associativos e cooperativos que se dedicam cada vez mais ao atendimento das demandas de setores excluídos da sociedade. A área de estudo deste trabalho foi a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Cabedelo-PB (ASTREC). O objetivo central desta pesquisa foi descrever e observar todo o processo da Associação ASTREC em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente Pesca e Aquicultura (SEMAPA) do Município de Cabedelo, formadas por antigos catadores de lixão da cidade, bem como as relações de trabalho entre catadores de materiais recicláveis e organizações de reciclagem dos materiais coletados, como alternativa de trabalho e renda, já que estes não conseguiram entrar no sistema econômico formal, dentro da perspectiva da auto sobrevivência. A metodologia consistiu do método utilizado com base em Gil (2010), embasado no método exploratório-descritivo. O público alvo foram os ASTREC e os representantes da SEMAPA. Foram realizadas entrevistas com o responsável pelo setor de Coleta Seletiva da SEMAPA e com os associados da ASTREC. A análise dos resultados e discussão se deu a partir dos dados coletados segundo a análise dos resultados de conteúdo de Bardin. Na primeira fase, foram coletados dados através da pesquisa bibliográfica; e na segunda fase a pesquisa em campo. No qual tiveram como destaque: 1. Atuação do Poder Público de Cabedelo Diante da Associação dos Trabalhadores de Recicláveis de Cabedelo - ASTREC: uma ação de parceria; 2. Atividades Desenvolvidas pelos Associados da ASTREC; e 3. A ASTREC e o Empreendedorismo Social. Conclui-se que, no âmbito do Empreendedorismo Social, esses agentes sociais (catadores) afirmaram terem atualmente uma cidadania, através do trabalho digno e da remuneração que advém dos materiais recicláveis, mediante a conscientização que enxergam no trabalho associativo uma possibilidade de crescimento profissional e pessoal.
Descrição: SIQUEIRA, C. F. A interface entre a associação dos trabalhadores de materiais recicláveis de cabedelo (ASTREC) e a Prefeitura Municipal de Cabedelo no âmbito do empreendedorismo social. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22789
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Candice Fereira Siqueira.pdfCandice Fereira Siqueira1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito657.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.