Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22791
Título: A produção de conhecimento na Revista Serviço Social e Sociedade sobre os fundamentos da profissão na atualidade
Autor(es): Lima, Sáskya Gonçalves de
Palavras-chave: Serviço Social
Fundamentos do Serviço social
Produção do conhecimento
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O presente artigo é derivado da experiência como colaboradora no projeto de iniciação científica, intitulado de ‘’SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: OS DILEMAS DOS FUNDAMENTOS, DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL’’ (2018 - 2021), que teve como um dos seus subprojetos intitulado ‘’AS TENDÊNCIAS PRESENTES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA PROFISSÃO NA ATUALIDADE’’, do qual foi sistematizado os seus resultados para a elaboração deste trabalho. Vinculado ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB/CNPq - COTA 2018-2019. O referido artigo teve como objetivo principal analisar a produção de conhecimento na Revista Serviço Social e Sociedade sobre os Fundamentos da profissão na atualidade. Como objetivos específicos, buscou identificar a concepção de Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece na produção científica da área; e constatar qual o eixo (Fundamentos, Formação Profissional e Trabalho Profissional) vem sendo priorizado na produção científica da área. No universo de 246 artigos mapeados, apenas 02 deles atenderam a todos os critérios estabelecidos, compondo, assim, a nossa amostra. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na teoria social crítica, tendo como material empírico os artigos publicados na Revista Serviço Social e Sociedade no período de 2010 a 2017. Os resultados sugerem que sobre os Fundamentos do Serviço Social predomina a concepção pautada na História, Teoria e Método, além de está expressa a secundarização do tema. Dessa forma, considerando a pouca produção sobre o tema, a pesquisa se justificou, pois denuncia a necessidade de mais produções sobre a temática. Enfim, acredita-se que este artigo contribua para chamar a atenção para a necessidade de alargamento e aprofundamento da discussão sobre os fundamentos da profissão na agenda profissional, assim como estimular novas investigações, ampliando a visibilidade da temática e, assim, o seu estudo.
Descrição: LIMA, Sáskya Gonçalves de. A produção de conhecimento na Revista Serviço Social e Sociedade sobre os fundamentos da profissão na atualidade. 2020, 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22791
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sáskya Gonçalves de Lima.pdfPDF - Sáskya Gonçalves de Lima488.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito277.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.