Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22803
Título: Logística reversa no segmento de bebidas de embalagens retornáveis na percepção dos consumidores
Autor(es): Medeiros, Matheus Fernandes Nóbrega
Palavras-chave: Logística reversa
Supermercado
Embalagem
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Ao projetar o fluxo de coleta, destinação e reutilização de produtos, muitas organizações vêm utilizando a logística reversa no planejamento e controle do retorno dos bens de pós-venda e consumo de reaproveitáveis na intenção de reduzir os impactos ambientais de forma sustentável agregando-lhes valor. Dessa forma o presente artigo tem como objetivo investigar se os consumidores de um supermercado do interior paraibano compreendem o funcionamento da logística reversa no segmento de bebidas de embalagens retornáveis. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa a partir de um questionário aplicado com uma amostra de 100 clientes. Utilizou-se de um estudo de caso, de cunho exploratório-descritivo, com análises descritivas. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria dos clientes do supermercado desconhece os termos relacionados à logística reversa, e praticam poucos hábitos sustentáveis tais como coleta e reciclagem de embalagem, ou devolução ao estabelecimento de origem. Assim, conclui-se que a logística reversa ainda é objeto de pouco conhecimento por parte dos consumidores do estabelecimento e que existe ainda uma necessidade de compreender o processo reverso como uma responsabilidade compartilhada de todos e de sua importância para o descarte e destinação adequada dos resíduos. Especialmente, no segmento de embalagens retornáveis, uma vez que as embalagens tradicionais geram impactos ambientais bem maiores.
Descrição: MEDEIROS, M. F. N. Logística reversa no segmento de bebidas de embalagens retornáveis na percepção dos consumidores. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22803
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Fernandes Nóbrega Medeiros.pdfMatheus Fernandes Nóbrega Medeiros507 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito908.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.