Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22804
Título: O estágio supervisionado: analogias estruturais e funcionais no processo de ensino aprendizagem da geografia
Autor(es): Lima, Antonio Florêncio de
Palavras-chave: Educação geográfica
Ensino fundamental
Estágio supervisionado
Formação docente
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Muitos são os desafios ligados à educação geográfica dentro das instituições de ensino. Por isso são comuns afirmações que não correspondem ao papel da geografia nas séries da educação básica, a exemplo de argumentos como “a geografia é tudo”, disciplina que ensina “sobre capitais de estados, nomes de cidades e rios”, entre outros. Sabemos como alunoprofessor que este não é o foco da disciplina de geografia nas séries do ensino básico, porém tal cenário existe porque, ainda hoje, temos uma disciplina muitas vezes alicerçada em um sistema tradicional de ensino que prioriza a absorção de conteúdos e a pronta resposta deste ao professor quando solicitado. Este artigo tem como objetivo analisar a partir da vivência como estagiário os aspectos estruturais e pedagógicos da Escola Estadual Maria Zeca de Souza, localizado no município de Massaranduba, no estado da Paraíba. E como objetivos específicos: a atuação do professor no papel de mediador no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento na formação técnica, visando a contribuição para a construção de uma sociedade crítica e pensante; Identificar a metodologia utilizada nas aulas; Verificar as percepções dos discentes em relação a ciência geográfica. Os procedimentos utilizados se desenvolveram de uma abordagem qualitativa e quantitativa, em que se permitiu realizar um levantamento de dados com o intuito de entender e analisar o perfil estrutural, funcional e dos discentes da escola onde se realizou a pesquisa. Quanto à natureza da pesquisa utilizou-se da pesquisa-ação. Em virtude do que foi exposto na pesquisa, verificou-se o quanto é importante o componente estágio na formação docente, pois a partir do que vivenciamos da nossa futura profissão, identificamos a problemática que rege as instituições de ensino, tanto na parte estrutural, como também no pedagógico, que infelizmente fará presente no nosso âmbito profissional.
Descrição: LIMA, A. F. de. O estágio supervisionado: analogias estruturais e funcionais no processo de ensino aprendizagem da geografia. 2020. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22804
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdfTCC - ANTONIO FLORÊNCIO DE LIMA623.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO.pdfTERMO15.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.