Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22805
Título: O Enraizamento como necessidade mais importante da alma humana na concepção de Simone Weil
Autor(es): Renovato, Gilma Beatriz da Silva
Palavras-chave: Filosofia francesa
Coletividade
Enraizamento
Desenraizamento
Trabalho
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: A filósofa francesa Simone Weil sempre teve a inegável capacidade de nos despertar a reflexão com as narrativas de suas experiências combinadas a sua forma única de pensar. Na obra O Enraizamento não é diferente. Neste livro, nos leva a questionar a importância do fenômeno humano que ela chama de enraizamento, bem como a relação dele com outros fenômenos intrinsecamente humanos como as coletividades. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é explicar a concepção de enraizamento cunhada por Simone Weil nos seus últimos anos de vida onde se encontrava imersa num contexto de guerra. Para realização dessa tarefa empregamos duas metodologias distintas e complementares. Num primeiro momento, nos ocupamos de um estudo minucioso da obra da filósofa francesa intitulada O Enraizamento, sem deixar de lado o contexto de desenraizamento e destruição em que foi escrito. No momento seguinte, nos detemos na leitura e no diálogo entre textos da própria filósofa, escritos em momentos diferentes da sua vida, sem deixar de levar em consideração comentários feitos por estudiosos da sua filosofia. Nossa pesquisa nos revela que o enraizamento é essencial para a existência do ser humano e, como tal, engloba uma série de concepções – tais como o desenraizamento, as necessidades vitais e o trabalho – que, como tudo na filosofia weiliana, não se mantém apenas no âmbito teórico, mas sim representa algo da realidade e das experiências comuns do ser humano. Descobrimos que o enraizamento não é de fácil explicação pois depende de uma série de “circunstâncias ideais” que acontecem em áreas diferentes da existência humana e, por isso, torna-se um conceito – e um estado – complexo de elucidar.
Descrição: RENOVATO, G. B. da S. O Enraizamento como necessidade mais importante da alma humana na concepção de Simone Weil. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22805
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Gilma Beatriz da Silva Renovato.pdfTCC - Gilma Beatriz da Silva Renovato479.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito466.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.