Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22807
Título: Percepção de universitários sobre o uso das redes sociais e o bem-estar subjetivo
Autor(es): Araújo, Hugo Thaynan da Silva
Palavras-chave: Redes Sociais
Bem-estar subjetivo
Bem-estar
Estudantes universitários
Data do documento: 9-Nov-2020
Resumo: O uso das redes sociais tem facilitado a comunicação direta e indireta entre as pessoas, seja no âmbito profissional, seja no acadêmico, seja no pessoal. Tal interação pode influenciar a maneira como os indivíduos definem a satisfação com a sua vida e, consequentemente, seu bem-estar. Este estudo tem o objetivo de analisar o uso das redes sociais e o bem-estar subjetivo em estudantes universitários do alto sertão Paraibano. A amostra foi composta por 100 estudantes universitários de graduações distintas de uma instituição pública no alto sertão da Paraíba. A coleta dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP) e da Escala de bem-estar subjetivo (EBES) validada por Albuquerque e Tróccoli (2004). Os dados foram obtidos por meio de um questionário online, enviado aos universitários pelas redes sociais, e analisados a partir dos softwares IRAMUTEQ, e SPSS, versão 7 e 21, respectivamente. Os resultados indicam o uso das redes sociais pelos alunos como ferramenta de comunicação, informação e propagação de conhecimento e sua relação com o bem-estar subjetivo como uma construção de julgamentos do próprio individuo sobre sua felicidade e satisfação com a vida. Ademais, acredita-se que as redes sociais são capazes de influenciar no bem-estar subjetivo dos universitários, de forma tanto positiva quanto negativa, pois a satisfação destes com a vida pode sofrer influência a partir do que é visto e postado nas redes sociais, seja por este ou por aqueles que integram seu ciclo social.
Descrição: ARAÚJO, H. T. S. Percepção de universitários sobre o uso das redes sociais e o bem-estar subjetivo. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22807
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo Thaynan da Silva Araújo.pdfHugo Thaynan da Silva Araújo739.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de Depósito1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.