Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22812
Título: Políticas públicas e o empresariamento urbano: para quem são pensadas as cidades?
Autor(es): Araújo, Anilson Batista de
Palavras-chave: Políticas Públicas
Modelo Administrativo
Empresários Urbano
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: Este trabalho teve o propósito de investigar como o empresariamento urbano influencia o planejamento das políticas públicas para o desenvolvimento das cidades. Como estratégia de pesquisa foi utilizado a metanálise, foram analisados 23 artigos científicos, com a temática de políticas públicas e empresariamento urbano. Os artigos foram pesquisados na plataforma do Google acadêmico por se tratar de uma plataforma de livre acesso. A pesquisa foi realizada entre janeiro e agosto de 2020. O estudo contemplou o estado da arte, dessa forma foram analisados os artigos de 2016 a 2020. Justificando a escolha do ano de 2020 foi por ser um ano que ocorreu a pandemia da Covid-19 e com isso, a população mundial foi afetada e novas formas de organização espacial foram impostas ao meio urbano, considerado assim, pertinente contemplar os estudos voltados para o empresariamento urbano e as políticas públicas no ano de 2020. Como instrumento de coleta de dados, foi desenvolvido um instrumento de levantamento padrão para aplicar em todos os trabalhos encontrados. Nesse instrumento foi registrando: O ano de publicação; palavras-chave; objetivo do trabalho; palavras usadas com maior frequência; características do empresariamento urbano; atuação das políticas públicas e transformações dos espaços urbanos. Como resultados constatou-se que o ano de 2019 obteve maior número de publicações envolvendo a temática de empresariamento urbano e políticas públicas, foi verificado que quase a metade das publicações 48% utilizam as palavras chaves empresariamento urbano e políticas públicas e constatou-se uma forte preocupação por parte dos autores em pesquisar sobre a formulação das políticas públicas sobre a discursão do direito à cidade e as mudanças da globalização no espaço urbano, nos levando ao entendimento que as implementações das políticas públicas, associados ao comportamento empresarial, trazem mudanças visíveis no espaço urbano.
Descrição: ARAÚJO, Anilson Batista de. Políticas públicas e o empresariamento urbano: para quem são pensadas as cidades? 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública Tecnólogo). Universidade Estadual da Paraíba. Campina grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22812
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anilson Batista de Araújo.pdfPDF - Anilson Batista de Araújo487.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito56.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.