Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22816
Título: Violência doméstica e o educador social: o trabalho desenvolvido pelos educadores sociais nos Centros de Assistências Sociais frente ao atendimento de casos de violência doméstica
Autor(es): Silva, Andrezza Borges da
Palavras-chave: Educador Social
CRAS
CREAS
Violação de direitos
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa de caráter exploratório sobre o trabalho desenvolvido por educadores sociais nos Centros de Referência de Assistência Sociai (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). O foco desta pesquisa é o atendimento a casos de violência doméstica. O Brasil registra índices alarmantes acerca desta temática o que implica no desenvolvimento de politicas que busquem coibir esta prática. Trata-se de uma realidade marcada por complexas relações sociais e por políticas públicas que pretendem conter ou tratar esses fenômenos. Este trabalho ainda discorre acerca da jornada percorrida pela Política de Assistência Social no Brasil até a sua consolidação, enquanto política pública nacional de dever do Estado que aconteceu com a Constituição federal de 1988. Foram abordadas também questões sobre a violência e a vulnerabilidade social no país. Quanto ao aporte teórico deste estudo foram utilizados teóricos como COSTA (2015), FERREIRA (2013), GIL (2008), LIMA (2008), SANTOS e BRUN (2020), entre outros. O estudo objetivou de maneira geral compreender como acontece o atendimento ofertado por estes profissionais da educação social, nos casos caracterizados de violência doméstica nos CRAS e CREAS onde prestam seus serviços profissionais. A metodologia adotada por este trabalho incluiu a realização de uma pesquisa quantiqualitativa de caráter exploratória. Optamos por uma entrevista realizada através da aplicação de um questionário como instrumento de coleta dos dados. O público alvo foi 6 educadores sociais que atuam nos CRAS e CREAS de seis cidades do brejo paraibano. A partir da análise dos dados recolhidos foi possível perceber as principais dificuldades dos educadores para este atendimento, as características referentes a estes casos, além da percepção deste profissional como parte integrante dos serviços da rede socioassistencial, já que ele compõe a equipe multidisciplinar. Assim, foi possível concluir sobre a importância deste profissional durante estes atendimentos e acerca da educação social enquanto agente transformador no processo de socialização.
Descrição: SILVA, A. B. da. Violência doméstica e o educador social: o trabalho desenvolvido pelos educadores sociais nos Centros de Assistências Sociais frente ao atendimento de casos de violência doméstica. 2020. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22816
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrezza Borges da Silva.pdfPDF - Andrezza Borges da Silva1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito491.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.