Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2282
Título: Mídia e consumo: a publicidade no Big Brother Brasil na percepção dos alunos de Esperança/PB nos anos de 2010 e 2012
Autor(es): Santos, Rodolpho Raphael de Oliveira
Palavras-chave: Reality show
Publicidade
Merchandising
Consumidor
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O mercado televisivo é composto de discursos e linguagens sobre os quais a midiatização, atualizada hoje por programas como reality shows, vem trazendo a tona uma nova forma de publicidade. Com o aparecimento das novas mídias, foi também se recriando os modelos de publicidades, Peter Bazalgette, criador da Endemol declarou em entrevista à Rede Globo que o BBB representa uma geração de atrações que irá salvar a publicidade na televisão, ou seja, é o “Product Placement” ou “branded entertainment”. Percebe-se que a publicidade na TV tem cada vez mais necessidade de migrar para os programas, fazendo com que esse novo modo de inserção da publicidade passe a ser uma “atração”. Relacionando todos esses fatores da inserção da publicidade e do merchandising no BBB, elaboramos uma pesquisa em 2010 e a refizemos em 2012 com intuito de confrontar os dados e avaliar a influência midiática da publicidade que é inserida nas gravações do reality show BBB da Rede Globo de Televisão na percepção dos jovens estudantes do ensino médio da cidade de Esperança/PB. A pesquisa realizada teve como fundamentação teórica o cunho bibliográfico, além de contar também com o estudo de caso e de campo. No que se refere à coleta de dados, foi preciso à elaboração de um questionário composto por perguntas fechadas, abertas e semiabertas, perguntas encadeadas e com ordem de preferência. Todos os dados coletados foram tabulados e convertidos em gráficos, comprovando assim a real interferência da mídia no comportamento do jovem consumidor.
Descrição: SANTOS, R. R. de O. Mídia e consumo: a publicidade no Big Brother Brasil na percepção dos alunos de Esperança/PB nos anos de 2010 e 2012. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2282
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodolpho Raphael de Oliveira Santos.pdfRodolpho Raphael de Oliveira Santos1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.