Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22824
Título: "Na Geografia do futebol: o Flamengo é uma nação"
Autor(es): Irmão Júnior, José Virgínio
Palavras-chave: Geografia do futebol
Flamengo
Nação rubro-negra
Data do documento: 25-Nov-2020
Resumo: A pesquisa tratou sobre a Geografia do Futebol, com enfoque para a torcida do Flamengo como a maior do Brasil. Fizemos uma análise sobre a ideia do Flamengo como “Nação Rubro-Negra” no contexto do futebol como um dos maiores movimentos culturais do Brasil. A torcida do Flamengo, com cerca de 42 milhões de torcedores (DATAFOLHA, 2019) é que se considera como “Nação Rubro Negra” (GEOGRAFIA OPINATIVA, 2017). O flamengo tem uma torcida que é mais que o dobro da População do próprio Estado do Rio de Janeiro (16,5 milhões de habitantes), berço do clube de futebol. A ideia foi identificar os elementos geográficos que envolvem as pessoas que se tornam torcedores de um clube de futebol, mesmo que não seja do seu estado. Na Paraíba e, especialmente na cidade de Guarabira observamos a existência de milhares de pessoas que se declaram torcedores do Flamengo. Também estudamos as torcidas organizadas do Flamengo e a criação da Escolinha do Flamengo em Guarabira. Foi possível observar que existem diferentes tipos de manifestações organizadas como blocos carnavalescos a exemplo do Bloco Urubuzuada (Guarabira), festas comemorativas de títulos, entre outras atividades que demonstram que a maior torcida é de fato a do Flamengo.
Descrição: IRMÃO JÚNIOR, J. V. "Na Geografia do futebol: o Flamengo é uma nação". 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22824
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Virgínio Irmao JuniorPDF - José Virgínio Irmao Junior3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito92.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.