Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22830
Título: Análise dos impactos da formalização dos microempreendedores através do MEI na cidade de Olho D'Água-PB
Autor(es): Oliveira, Fábullo Rauan Carvalho
Palavras-chave: Microempreendedor Individual
Empreendedorismo
Legalização
Informalidade
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: No Brasil, a informalidade é um fator presente na vida dos trabalhadores. Com a criação da Lei Complementar N° 128 de 19 de dezembro de 2008 o governo criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando assim uma forma fácil e de baixo custo para a legalização desses agentes que atuavam na informalidade. Através desta lei o governo criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa sair da informalidade, se legalizar, fazer o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a partir disso surge a problemática do estudo que é saber os impactos da formalização. O objetivo deste estudo foi analisar os impactos da formalização dos microempreendedores do município de Olho D'Água-PB, traçar as características destes profissionais, bem como mostrar o que os motiva a sair da informalidade, sendo tal trabalho justificado pela necessidade de estudos futuros e para servir de apoio para os empreendedores locais. O estudo é resultado de uma pesquisa de caráter descritiva e para a concretização do objetivo foi usado como instrumento de coleta de dados a pesquisa de campo, onde aplicou-se 25 questionários com microempreendedores individuais do município. Os dados obtidos foram relacionados ao referencial teórico tendo uma análise interpretativa e os resultados mais relevantes mostraram que: o gênero ficou 60% homens e 40% mulheres, a faixa etária que mais se destacou foi de 25 a 39 anos e o nível de escolaridade de 40% dos respondentes foi ensino médio completo. Os principais motivos que impediam a formalização foram: a falta de conhecimento sobre a Lei e falta de informação. Os principais pontos positivos citados foram: aumento de faturamento, diminuição de preço dos fornecedores e aumento da competitividade. Assim, podemos destacar os benefícios individuais e a importância para economia local após a regulamentação da figura do Microempreendedor Individual (MEI).
Descrição: OLIVEIRA, F. R. C. Análise dos impactos da formalização dos microempreendedores através do MEI na cidade de Olho D'Água. 2020. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22830
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábullo Rauan Carvalho Oliveira.pdfFábullo Rauan Carvalho Oliveira858.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito248.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.