Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22834
Título: Entre a memória, os usos e apropriações do espaço público em Campina Grande (PB): uma leitura a partir da percepção da gestão do Parque da Liberdade
Autor(es): Aurino, Yasmim Alves Batista
Palavras-chave: Espaço Público
Parque urbano
Planejamento urbano
Lazer
Data do documento: 9-Dez-2020
Resumo: A presente pesquisa visa socializar o debate atual sobre o lazer no Brasil, os usos e apropriações no espaço público e, também, o planejamento urbano desses espaços, entendendo a cidade para além da sua materialidade. Assim, o trabalho tem como Objetivo discutir a relação do espaço público, seus usos e apropriações presentes em Campina Grande (PB), a partir de uma análise específica do Parque da Liberdade. Partindo da discussão sobre o planejamento urbano, colocamos por problemática a seguinte questão: Qual a percepção da atual gestão sobre o Parque da Liberdade? Tendo como pontos de análises: o Espaço Urbano e Espaço Público: uma análise em construção, lazer e consumo e o planejamento urbano e gestão do espaço. Em termos de Metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa; a Análise de Discurso (AD) dos processos sociológicos do discurso, e a Sociologia da Imagem, de maneira que recorremos à fotografia para entender as dinâmicas presentes no Parque Urbano da Liberdade. Como Resultados podemos perceber que o Parque se insere em um contexto de intensa valorização do seu entorno além de reinscrever outra narrativa, valorizar e transformar sua localidade se projeta através dele um discurso estratégico que se coloca pela dualidade entre a construção deste equipamento e a memória do que já fora esse lugar.
Descrição: AURINO, Y. A. B. Entre a memória, os usos e apropriações do espaço público em Campina Grande (PB): uma leitura a partir da percepção da gestão do Parque da Liberdade, 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia). - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação , 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22834
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCYasmimAlvesBatistaAurino.pdfTCC - Yasmim Alves Batista Aurino1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito TCC.pdfTermo de depósito - Yasmim Alves Batista Aurino213.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.