Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22836
Título: Estudo das informações ambientais no Relatório 20F e de sustentabilidade das companhias potencialmente poluidoras que compõem a carteira de ações do índice Brasil (IBRX-100)
Autor(es): Silva, Vilma Martins da
Palavras-chave: Evidenciação Ambiental
Resultado dos resíduos
Análise da informação - Relatório 20F
Meio ambiente - sustentabilidade
Data do documento: 9-Dez-2020
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as informações ambientais evidenciadas nos relatórios 20F e de sustentabilidade das companhias com alto potencial poluidor que compõem a carteira de ações do Índice Brasil (ibrx-100), segundo os critérios da NBC T 15. Foram selecionadas as empresa que divulgaram o relatório 20F em 2018, ficando portanto composta a amostra por 10 empresas potencialmente poluidoras. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa descritiva, de caráter transversal e utiliza a técnica de análise de conteúdo para coleta de dados. Foi realizada uma análise nos relatórios dessas empresas seguindo uma tabela de medida de 0 a 4 adaptado dos estudos de Freitas e Strassburg (2007), Batista et al. (2016) e Peixoto, Santos e Luz (2017). Como informação complementar à análise dos relatórios, efetuou-se um levantamento de palavras-chave que remetiam à práticas sustentáveis, conforme o estudo de (Rover et al., 2008), identificando que a maior frequência de evidenciação refere-se ao termo (meio ambiente/ambiental), enquanto o termo (contingências ambientais) representa a menor frequência. Através da análise dos relatórios, identificou-se que as informações ambientais estão melhores apresentadas no relatório de sustentabilidade. A Petrobrás configura-se como a empresa que mais divulga informação compatível com a NBC T 15, nos dois formatos de relatórios analisados. Destaca-se também alguns projetos e ações ambientais desenvolvidos pelas companhias e quais negociam crédito de carbono, percebe-se ainda que com exceção das companhias AmBev e Cosan, todas as empresas destacam possuir a certificação do ISO 14001. Mesmo todos os critérios pesquisados, pautando-se na NBC T 15, terem sido identificados em pelo menos um dos relatórios analisados, essas informações são apresentadas algumas vezes de forma não clara ou incompleta. Observa-se, nos resultados encontrados que as informações divulgadas nestes relatórios não apresentam uma uniformidade informacional das questões ambientais.
Descrição: SILVA, Vilma Martins da. Estudo das informações ambientais no Relatório 20F e de sustentabilidade das companhias potencialmente poluidoras que compõem a carteira de ações do índice Brasil (IBRX-100). 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22836
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTERMO DE DEPÓSITO350.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Vilma Martins da Silva.pdfPDF- VILMA MARTINS DA SILVA2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.