Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22839
Título: Circuitos da economia urbana e seletividade espacial: uma análise da cidade de Guarabira/PB
Autor(es): Nascimento, Jonas Rafael Ferreira do
Palavras-chave: Circuitos da economia urbana
Uso do território
Seletividade espacial
Data do documento: 5-Dez-2020
Resumo: O estudo dos diferentes circuitos da economia urbana possibilita à geografia a compreensão da forma de organização dos distintos agentes no território, e assim compreender a economia política da cidade. Nessa perspectiva se faz de fundamental importância considerar as particularidades de cada lugar no contexto global, sejam estas a cultura ou as leis de cada lugar. Tendo como ponto de partida o lugar, deve-se telo como o próprio mundo, pois cada lugar é o mundo (SANTOS, 1996). A análise dos circuitos da economia urbana busca compreender a totalidade da cidade e suas relações econômicas e sociais, essas postas em circuitos espaciais produtivos nos mais diferentes ramos da economia urbana, se materializando na mancha urbana e além dela, não chegando a distinguir rural e urbano neste plano de compreensão das relações superpostas no espaço geográfico (DANTAS, 2017). A seletividade do espaço também se coloca como uma caracterização do atual período, cada vez mais as finanças e as empresas que comandam de forma hegemônica o espaço e suas articulações, condicionam a forma de ocupação e uso do território, criando assim um conjunto de forças dialéticas entre os circuitos da economia urbana e os seus atuais circuitos espaciais produtivos, aos quais estão inseridos. O centro da cidade de Guarabira/PB se torna ponto privilegiado, como ponto luminoso na cidade, atraindo os mais diversos tipos de comércios criando um cenário favorável ao consumismo e ao endividamento, consequência das novas formas de consumo na sociedade contemporânea (SCIRÉ, 2011). Sendo assim, compreender a relação entre os vasos comunicantes que são os circuitos e suas inter-relações, se faz um passo essencial para compreender a dialética do espaço e a construção das relações sociais, estas que variam de forma qualitativa e quantitativa (SILVEIRA, 2017). Para analisar a realidade posta na cidade de Guarabira/PB foi feita a análise de dados disponíveis no site da Receita Estadual da Paraíba, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a espacialização dos dados foi realizada através do Software Qgis 3.10 (A CORUÑA) utilizando a malha municipal do IBGE, além de observação de campo e pesquisas bibliográficas.
Descrição: NASCIMENTO, J. R. F. do. Circuitos da economia urbana e seletividade espacial: uma análise da cidade de Guarabira/PB. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22839
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Rafael Ferreira do NascimentoPDF - Jonas Rafael Ferreira do Nascimento2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito739.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.