Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22841
Título: Controle distópico e padronização social: uma leitura de Admirável Mundo Novo a partir do conceito de desobediência civil
Autor(es): Rocha, Alvaro Antonio Oliveira da
Palavras-chave: Distopia
Desobediência civil
Governo
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho aborda como as personagens do romance distópico Admirável Mundo Novo, mesmo estando devidamente integradas a todos os ritos sociais característicos da comunidade retratada na narrativa, e sofrendo constante inspeção de agências governamentais, desenvolvem “antipatia” aos métodos socialmente empregados pelo governo na hipotética sociedade futurista do sétimo século depois de Ford, criador do método industrial de produção. No romance, aliado aos preceitos estabelecidos pelo filósofo norte-americano Henry David Thoreau, o de Desobediência Civil – proposto em seu ensaio filosófico homônimo, escrito durante seu cárcere, por recusar-se a pagar impostos – examinaremos que meios provocaram a “ruptura” entre os protagonistas da narrativa (a saber, nominalmente: Bernard, Watson e John) e o governo estabelecido, que tenciona manter o status quo social, de modo indefinido. Os principais proponentes que alicerçam a base teórica, que corroboram com objetivos do presente trabalho, são Keisman (2016), Silva (2017) e Thoreau (2014). Preliminarmente, a análise do romance indica que a construção identitária de alguns dos protagonistas da obra ora analisada, dispõem de peculiaridades inerentes as ideias apregoadas pelo filósofo trancendentalista norte-americano Henry David Thoreau.
Descrição: ROCHA, A. A. O. da. Controle distópico e padronização social: uma leitura de Admirável Mundo Novo a partir do conceito de desobediência civil. 2020. 35f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22841
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alvaro Antonio Oliveira da RochaPDF - Alvaro Antonio Oliveira da Rocha422.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito697.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.