Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Guilherme Moés Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T13:35:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T13:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.623 S725g | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22844 | - |
dc.description | SOUSA, G. M. R. de. O gênero redação do Enem no ensino remoto: um estudo de caso sobre a correção de textos em um cursinho preparatório. 2020. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dada a situação preocupante relativa ao desempenho dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na prova de redação (INEP, 2019), a construção deste trabalho, inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), busca contribuir, de forma significativa, com os estudos aplicados da linguagem, para a pesquisa científica sobre ensino da escrita em aulas de cursinhos preparatórios para o Enem. Diante disso, partindo-se dos estudos sobre a produção textual como processo cognitivo-interacional (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; PASSARELLI, 2012) e dos trabalhos sobre metodologias de correção de textos, interação e reescrita (SERAFINI, 1995; RUIZ, 2018; BAZARIM, 2006, 2013, 2020a, 2020b), o objetivo geral deste trabalho foi investigar como as metodologias empregadas na correção dos textos dos alunos, durante a aplicação de uma intervenção via SD de forma remota, propiciam o desenvolvimento da argumentação e da informatividade durante a reescrita do gênero textual Redação do Enem. Para tanto, a pesquisa que norteia este trabalho é classificada, conforme Silveira e Córdova (2009), como: aplicada, quanto à natureza; qualitativa, quanto à abordagem; exploratória e descritiva, quanto aos objetivos; pesquisa-ação, quanto aos procedimentos de geração do corpus; e documental e estudo de caso, quanto aos procedimentos de análise do corpus. Para efeito deste trabalho, tomaram-se dois alunos-colaboradores, cujas produções textuais, respostas dos questionários e interações com o professor, bem como as próprias correções feitas por este, integram o corpus que se analisa. Assim, os resultados apontaram para a ocorrência, nas intervenções realizadas pelo professor no texto inicial dos alunos, de forma complementar, das quatro metodologias de correção de texto apontadas por Ruiz (2018) e Bazarim (2020a), bem como se verificou a predominância das metodologias de correção resolutiva e textual-interativa por meio dos gêneros catalisadores comentário no corpo do texto e comentário oral, os quais funcionaram, efetivamente, como um andaime para a reescrita do texto do aluno (COLAÇO, BAZARIM, 2017). Ainda, quanto aos efeitos das correções na apropriação dos critérios da argumentação e da informatividade pelo aluno na versão reescrita, verificou-se que os gêneros catalisadores utilizados na correção textual-interativa favoreceram a apropriação dos aspectos necessários à construção de uma versão de texto melhor do que a primeira. Por conta disso, a correção de textos foi concebida como um diálogo estabelecido entre professor e aluno acerca do texto por meio de diversos gêneros catalisadores, entre eles, o comentário escrito no corpo do texto e o comentário oral via aplicativo de mensagem. Com isso, ficou evidente que a correção de texto demanda personalização, isto é, o estabelecimento de uma interação um-para-um (BAZARIM, 2013). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iara Francisca Araújo Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio - Enem | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de correção textual | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.title | O gênero redação do Enem no ensino remoto: um estudo de caso sobre a correção de textos em um cursinho preparatório | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC - Guilherme Moés.pdf | Termo de depósito - Guilherme Moés Ribeiro de Sousa | 184.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Guilherme Moés Ribeiro de Sousa.pdf | TCC - Guilherme Moés Ribeiro de Sousa | 6.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.