Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22846
Título: A reforma agrária no Curimataú Oriental: a reprodução camponesa no Assentamento Sítio, Dona Inês/PB
Autor(es): Silva, José de Arimateia de Oliveira
Palavras-chave: Reforma agrária
Luta pela terra
Assentamento Sítio
Reprodução camponesa
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Os assentamentos rurais configuram-se em formas de organização territorial baseado na recriação social, onde se busca com a terra assegurar uma lógica de reprodução econômica voltada para manutenção da família. Por outro lado, a forma como a Reforma Agrária é realizada, expressa no modelo de assentamento, releva um descompasso entre Estado e campesinato. Esta política redistributiva (terra) coloca os assentamentos enquanto arenas de interesses políticos e econômicos, pois existe um descontentamento dos assentados, exigindo do poder estatal uma atuação mais contundente em relação ao acesso aos serviços públicos e programas de desenvolvimento rural. Visando abordar melhor essas questões, buscamos compreender a Reforma Agrária no Curimataú Oriental, bem como a reprodução camponesa no Assentamento Sítio, localizado no Município de Dona Inês-PB. Nessa linha, analisamos a proposta de Reforma Agrária realizada no Brasil a partir dos anos de 1980, tendo o assentamento rural como principal modelo; fazemos um resgate histórico da luta pela terra no estado da Paraíba e no Assentamento Sítio; e construímos um perfil socioeconômico e da produção do assentamento estudado. Os procedimentos metodológicos partiram de leituras bibliográficas, fundamentando-se em concepções teóricas postuladas por Moreira (1996, 2007 e 2011), Caume (2006), Oliveira (2007), Fernandes (1994, 2013), Minayo (2014) e outros. Para consolidar a base de dados estatísticos e cartográficos usamos dados do INCRA-PB (2020), Censo Agropecuário (2006; 2017). A principal etapa da nossa análise geográfica foi o trabalho in lócus, onde pudemos fazer observações a realidade dos camponeses assentados, além de anotações e técnicas de pesquisas, como entrevista, questionário, gravação de entrevista e registros fotográficos. O Assentamento Sítio compreende mais um território oriundo do conflito pela terra, um registro histórico da resistência e vitória do campesinato perante ao avanço do capitalismo no campo. Nesse sentido, tal estudo vem mostrar a necessidade urgente de uma distribuição fundiária ampla, impetrada de condições estruturais e econômicas necessárias ao desenvolvimento dos assentados. Os assentamentos se apresentam como alternativas para promover alterações na estrutura agrária, formando pequenas unidades familiares, tão importante para segurança alimentar do país à medida que gera maiores possibilidades de oferta de alimentos no campo.
Descrição: SILVA, J. de A. de O. A reforma agrária no Curimataú Oriental: a reprodução camponesa no Assentamento Sítio, Dona Inês/PB. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22846
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Arimateia de Oliveira SilvaPDF - José de Arimateia de Oliveira Silva1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito335.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.