Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22851
Título: Importância e desafios da gestão qualificada em uma empresa familiar
Autor(es): Florencio, Pamela Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Empresa familiar
Gestão qualificada
Desafios
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: As empresas familiares possuem um papel importante e significativo na economia mundial, entretanto, devido à alta competitividade e as constantes mudanças ocasionadas pela globalização, essas enfrentam vários desafios quanto a sua gestão, dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios e a importância da gestão qualificada nas empresas familiares. Logo, foi realizado um estudo de cunho descritivo e exploratório, com uma abordagem quantitativa, através da aplicação de um questionário, numa empresa de Contabilidade Pública de Patos-PB formada por 32 colaboradores, no entanto, apenas 23 destes se colocaram a disposição para participar da pesquisa. Utilizou-se um questionário adaptado de Aguiar (2017) e Neto (2017) para a coleta dos dados e as análises das informações ocorreram com base em verificações da estatística descritiva introduzindo valores absolutos e de porcentagem. Como resultado identificou-se que o gestor qualificado deve ter um comportamento organizacional motivador e democrático e seu perfil deverá ser pautado em características, tais como: Liderança, Comunicação, Planejamento, Trabalho em Equipe, Motivar Pessoas e Capacitação, com base nisso poderá ser capaz de influenciar o desempenho de sua equipe em busca dos objetivos pretendidos pela empresa. Conclui-se que ao administrar uma empresa o administrador profissional encontrará alguns desafios, entre esses conflitos de interesses, compromisso com a profissionalização, pouca autoridade administrativa e pouco comprometimento dos colaboradores familiares, logo, para superá-los é importante utilizar sua capacidade pessoal, seus conhecimentos generalistas e sua habilidade de administrar com eficiência e estratégia.
Descrição: FLORENCIO, P. R. S. Importância e desafios da gestão qualificada em uma empresa familiar. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22851
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Pamela Rodrigues dos Santos Florencio.pdfPamela Rodrigues dos Santos Florencio771.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósio.pdfTermo de depósito352.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.