Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857
Título: | Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial |
Autor(es): | Souza, Angelina Clara Silva de |
Palavras-chave: | Educação étnico-racial Estágio Parâmetros curriculares Ensino de História |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Resumo: | Tendo em vista a importância das práticas metodológicas no processo de ensino e a incorporação e relevância do tratar a história e a cultura afro-brasileira enquanto educação antirracista, e ainda reconhecendo a profissão do professor enquanto função social estimuladora do pensamento crítico, este trabalho é um artigo feito a partir de um estudo de caso que se destina a descrição da experiência em estágio supervisionado do curso de história, no ano de 2019, com elaboração e execução de um plano de aula para a docência das relações étnico-raciais, a partir do embasamento com a Base Nacional Comum Curricular, com o volume 05 dos Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais, realizado em uma escola estadual de ensino público, no município de Mamanguape, na Paraíba. Trabalhando em específico com alunos de 3º ano médio, sob supervisão do professor Manoel Miranda, abordando a temática da Consciência Negra, com metodologias práticas de abordagem participativa, objetivando comentar a experiência obtida, desenvolvendo questões relativas à educação étnico-racial e à interpretação dos alunos sobre as temáticas em sala e explanando sobre a aplicação da atividade, as reflexões e o produto resultante destas. Os procedimentos metodológicos que compõem a produção do trabalho são a pesquisa bibliográfica, o estudo de campo e a análise do produto e do resultado obtidos. E, como referenciais teóricos utilizou-se Gomes (2017), Gouvêa, Oliveira e Sales (2014), Bittencourt (2008) e Abreu e Mattos (2008). |
Descrição: | SOUZA, A. C. S. de. Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857 |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Angelina Clara Silva de Sousa | PDF - Angelina Clara Silva de Sousa | 911.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 69.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.