Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Juarez Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-20T18:51:39Z | - |
dc.date.available | 2020-12-20T18:51:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6561 I732c | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22863 | - |
dc.description | LIMA, J. G. de. A crônica Brevísima relación de la destrucción de las Indias, de Bartolomé de Las Casas, na aula de espanhol como língua estrangeira. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras -Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, busca-se discutir a aplicabilidade da literatura na educação básica, em específico, do gênero crônica, com a obra Brevísima relación de la destrucción de las Indias (1542), do cronista espanhol Frei Bartolomé de las Casas (1484? -1566). Tendo como objetivo geral, analisar a relevância do gênero textual e literário no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, considerando assim, a relevância do tema da escravidão e a exploração dos indígenas que são retratadas por Las Casas, o qual torna-se o defensor dos povos ameríndios no início da conquista espanhola, no Novo Mundo. Para tanto, para o alcance do objetivo proposto, este trabalho tem como embasamento teórico, além da obra supracitada, alguns autores como Oviedo (1995), Madrigal (2008), Ferreira (1958) entre outros. Assim sendo, tem-se como resultado, o uso do gênero literário crônica como uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e o estudante participando ativamente dessa transformação enquanto cidadão, sendo um sujeito consciente dos seus direitos e deveres. Logo, percebe-se a importância de contextualizar os conteúdos na formação de um/a cidadão/ã, desse modo, é preciso agregar no ensino de língua estrangeira moderna, a valorização da diversidade multicultural, proporcionando os conhecimentos não somente gramaticais, mas também, da literatura em conjunto com os conteúdos relacionados aos costumes sociais e culturais das nações latino-americana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Heloísa Costa Rigon | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua espanhola. | pt_BR |
dc.subject | Gênero literário | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.title | A Crônica Brevisima relación de la destrucción de las Indias de Bartolomé de Las Casas em uma aula de espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-JUAREZGOMES DE LIMA.pdf | TCC - Juarez Gomes de Lima | 342.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC_Juarez Gomes de LIma.pdf | TERMO DE DEPÓSITO - Juarez Gomes de Lima | 111.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.