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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Medeiros, Ana Flávia de Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-20T19:03:53Z | - |
dc.date.available | 2020-12-20T19:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 M488r | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22864 | - |
dc.description | MEDEIROS, A. F. de M. A relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdos. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras - Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva investigar o ensino de Língua Portuguesa, como L2 para surdos, no Brasil, a partir de uma pesquisa bibliográfica que consistiu na análise de trabalhos acadêmicos publicados nas plataformas on-line SciELO, Google Acadêmico e Catalogo de Teses & Dissertações – CAPES, entre os anos de 2015 e 2020. Especificamente, procurou-se: a) analisar as principais concepções, bases teóricas, documentos legais e/ou infraconstitucionais que regem as práticas de ensino de Língua Portuguesa, como L2, para surdos ocorrentes no Brasil; b) evidenciar a importância do intérprete de Libras no processo de aquisição da Língua Portuguesa, como L2, para surdos; e c) expor os entreves e/ou desafios enfrentados pela comunidade surda no Brasil frente ao ensino de Língua Portuguesa, como L2. Tal embasamento constituiu-se à luz da legislação brasileira: Lei nº. 10.436 de 2002 e Decreto nº 5.626/2005; Políticas Públicas Educacionais: LDB; e autores como Soares (2014), Slomski (2019), entre outros. Após a análise pôde-se observar que apesar da legislação vigente reconhecer e defender o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a escola e seus profissionais ainda não estão preparados. Observou-se também acúmulo de funções profissionais inaceitável do intérprete, em sala de aula, o qual, quase sempre assume a prerrogativas de professor. Nesse sentido, faz-se necessário a busca por melhorias na formação docente, que visem capacitar o professores para sua atuação junto ao aluno surdo, e para que a escola não abra suas portas apenas para a integração mas para que se torne, verdadeiramente, inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Intérprete | pt_BR |
dc.subject | Bilínguismo | pt_BR |
dc.title | A relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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