Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22871
Título: Caracterização geográfica e dinâmica da produção agrícola em assentamentos rurais de reforma agrária do Brejo paraibano
Autor(es): Silva, Maria Aparecida Oliveira
Palavras-chave: Geografia
Reforma agrária
Brejo Paraibano
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O Brejo Paraibano compreende as terras altas da porção leste do Planalto da Borborema, formado por oito municípios (Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Borborema, Matinhas, Pilões e Serraria), envolve uma área de 1.202,1 km2, onde vivem, aproximadamente, 122,9 mil habitantes (IBGE, 2017). A área é marcada pelas lutas camponesas contra a exploração do trabalhador junto às usinas canavieiras e seu processo de ocupação formou uma complexidade de relações que se solidifica na produção desses espaços. O objetivo desta pesquisa é conhecer os projetos de assentamentos rurais de reforma agrária que foram criados no Brejo Paraibano, fazer a sua caracterização geográfica e apresentar e discutir sobre a dinâmica da produção agrícola que ocorre nestes assentamentos. Trata-se de uma análise quali-quantitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e de campo. Foram realizadas três expedições de campo para fazer o registro fotográfico e conhecer as atuais condições de organização e produção social e cultural dos assentamentos, a partir de entrevistas. São 44 assentamentos rurais, a maioria criados nas décadas de 80 e 90, que vivem da agricultura de subsistência e da pecuária, mas que ainda necessitam de orientação técnica tanto para a organização sindical quanto para a produção e comercialização de seus produtos.
Descrição: SILVA, M. A. O. Caracterização geográfica e dinâmica da produção agrícola em assentamentos rurais de reforma agrária do Brejo paraibano. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22871
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Oliveira SilvaPDF - Maria Aparecida Oliveira Silva2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito501.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.