Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22874
Título: Os saberes da física como ponto de motivação para os estudantes da disciplina
Autor(es): Cavalcante, Alane Soares
Palavras-chave: Ensino de Física
Motivação
Aprendizagem
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: A educação brasileira enfrenta dificuldades desde a alfabetização aos anos finais do ensino médio. Ao levantar pontos históricos e dados reais da real situação da educação no Brasil a partir dos portais QEdu, Ideb, PISA, IBGE e MEC, é possível observar que além dos “n” fatores que a educação brasileira atual enfrenta um deles é a desmotivação dos estudantes. Desta forma surgiu o seguinte questionamento: o que provoca a desmotivação do estudante enquanto ensino médio e como ele pode ser motivado? O presente trabalho tem como objetivo investigar de que maneira o aluno de Física do ensino médio pode ser motivado e como ele pode ver esta disciplina com outra perspectiva e como fator essencial para sua formação e para a vida. Após pesquisa sobre a desmotivação do aluno em relação a disciplina de física nos anos finais do ensino fundamental e durante o ensino médio, foi feita uma investigação qualitativa do tipo pesquisa etnográfica e estudo de caso, ainda caracterizada como pesquisa ação, em uma escola localizada no município de Santa Teresinha-PB. No primeiro momento foi feito uma entrevista com a direção da escola e em seguida com a professora a frente da disciplina. Em seguida foram aplicados questionários com os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. O questionário 1 tem como objetivo investigar quais os pensamentos e conhecimentos que os alunos tem sobre a Física, como também o grau de motivação para estudar a disciplina. Ainda foi desenvolvido uma vídeo aula intitulada “Física: importância, cotidiano e mercado de trabalho” e exposto para os alunos após responderem o primeiro questionário. O questionário 2, aplicado após os alunos assistirem a vídeo aula, tem como objetivo avaliar como os estudantes se sentiram após assistir o vídeo, ou seja, se eles se sentiram mais motivados ou permaneceram com o mesmo pensamento do início da pesquisa. Nas considerações evidenciou que, embora durante pesquisa tenha sido encontradas dificuldades diante da realidade que as escolas brasileiras vêm vivenciando a partir da Covid-19, a investigação mostrou ter resultado positivo quanto a exposição dos alunos sobre a importância da Física e onde ela está presente no cotidiano e mercado de trabalho como ponto motivador.
Descrição: CAVALCANTE, A. S. Os saberes da física como ponto de motivação para os estudantes da disciplina. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22874
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alâne Soares Cavalcante.pdfAlâne Soares Cavalcante767.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.