Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22876
Título: A inserção do Serviço social na saúde: um relato de experiência junto ao Hospital Universitário Alcides Carneiro no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Costa, Maria Helena Lima
Palavras-chave: Política de saúde
Sistema Único de Saúde -SUS
Serviço Social
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado em forma de artigo tem como objetivo apresentar a sistematização das ações realizadas durante o Estágio Obrigatório em Serviço Social, no período compreendido entre Agosto de 2018 a Março de 2020, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), localizado no Município de Campina Grande- PB. Para a elaboração deste artigo, fizemos uso da pesquisa bibliográfica e documental, através de livros e artigos científicos voltadas a temática aqui abordada e dos registros realizados em diário de campo sobre a experiência vivenciada no período do Estágio Obrigatório em Serviço Social. A inserção em campo de estágio, nos fez despertar para a importância de realizar ações que pudessem contribuir para o esclarecimento dos usuários internos nas enfermarias da ala pediátrica e seus acompanhantes, acerca do trabalho do assistente social na saúde e particularmente no Hospital Universitário Alcides Carneiro. Para tanto, elaboramos e executamos um projeto de intervenção com uma metodologia participativa utilizando as salas de espera, por acreditarmos que tais ações poderiam contribuir para socialização e democratização de informações acerca da atuação do Assistente Social na saúde. A inserção em campo de estágio nos possibilitou apreender que, apesar dos estereótipos sobre a profissão que estão presentes no senso comum dos usuários com os quais tivemos contato durante as ações de intervenção, estes possuem a percepção que o assistente social trabalha na viabilização dos seus direitos. Por fim, a vivência no estágio evidenciou, ainda, que a atuação socioeducativa do Assistente Social, respaldada no projeto ético-político da profissão e nos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, contribui de maneira significativa para fortalecer a efetivação dos direitos dos usuários, para além dos espaços hospitalares.
Descrição: COSTA, Maria Helena Lima. A inserção do Serviço social na saúde: um relato de experiência junto ao Hospital Universitário Alcides Carneiro no município de Campina Grande-PB. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Serviço Social)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22876
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdf67.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Maria Helena Lima Costa.pdf670.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.