Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22883
Título: Obtenção e caracterização de filmes de quitosana contendo um derivado n-acilidrazônico
Autor(es): Melo, Demis Ferreira de
Palavras-chave: Polímeros
Biomateriais
Quitosana
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: A subunidade N-acilidrazônica está presente em várias moléculas bioativas e em candidatos a protótipos de fármacos, porém ainda é sub-explorada. A associação de um derivado N- acilidrazônico (JR19) com a quitosana (QTS), um biopolímero com características atrativas no âmbito farmacêutico, representa uma proposta inovadora para o tratamento de inflamações tópicas. O objetivo deste trabalho foi obter e realizar a caracterização físico-química dos filmes de quitosana contendo JR19 utilizando as técnicas de microscopia óptica (MO), calorimetria exploratória diferencial (DSC), termogravimetria e sua derivada (TG/DTG), espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e difração de raios-X (DRX). Os filmes foram desenvolvidos a partir da técnica sol-gel e demonstraram pelas fotomicrografias, a presença de cristais da JR19 no filme contendo a molécula. Pelas curvas DSC, observou-se compatibilidade da mistura física (QTS+JR19) e ausência de incompatibilidade química dos filmes poliméricos incorporados com a JR19. A TG/DTG apresentou características semelhantes de perda de massa entre as amostras, prevalecendo características da QTS. Os espectros de infravermelho da mistura física e do filme com a molécula exibiram bandas características dos grupos funcionais da JR19 na mesma região de absorção. As reflexões observadas nos difratogramas apontaram diminuição da cristalinidade dos filmes quando comparado à mistura física e omissão de algumas reflexões da JR19 nos filmes. Consequentemente, as técnicas utilizadas permitiram caracterizar a formulação de QTS e JR19, revelando-se bastante promissoras para o desenvolvimento destes filmes como nova proposta de tratamento farmacêutico.
Descrição: MELO, D. F. de. Obtenção e caracterização de filmes de quitosana contendo um derivado n-acilidrazônico. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22883
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Demis Ferreira de Melo.pdfPDF - Demis Ferreira de Melo1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.