Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22889
Título: Dembow dance (Dança, método e lazer: da rua a reflexão pedagógica)
Autor(es): Pereira, Giordana Leite
Palavras-chave: Dança
Educação Física
Dembow Dance
Reggaeton
Data do documento: 5-Mai-2019
Resumo: A dança é um campo do conhecimento e surge a partir da interação humana, ela é uma linguagem que está associada aos rituais primitivos, contudo, na história humana toma outras roupagens, apresentando um caráter social, educativo e artístico, além do ritual ístico. Nesse estudo buscamos compreender a dança nas esferas sociais, educativas e artísticas, a partir do Reggaeton, que é um estilo de dança em ascensão nas academias, popularizado através da Zumba. Nesse artigo discutimos o histórico e as influências do Reggaeton e relatamos a experiência do Projeto Dembow Dance, que se apresenta como uma metodologia de ensino do Reggaeton criada pela Profissional de Educação Física, Professora de dança, Coreografa e Dançarina Giordana Leite. O projeto Dembow Dance busca estabelecer através de possibilidades metodológicas a reflexão do corpo e do ensino da dança para jovens e adolescentes. A pesquisa teórico-prática aconteceu no ano de 2017 – 2018 na Cidade de Queimadas/ PB com cerca de 40 alunos, na faixa dos 12 aos 25 anos de idade. Durante o período do projeto vimos que a experiência do ensino do Dembow Dance foi uma prática efetiva, lidamos com questões de ordem emocional e artística da dança, tocando em pontos sensíveis, como os preconceitos referentes a dança na esfera social, artística e trabalhista. Este relato de experiência traz inúmeras contribuições a nossa sociedade, bem como estimula a transformação social de jovens e adolescentes através do incentivo para realização de mais projetos desse porte.
Descrição: PEREIRA, G. L. Dembow dance (Dança, método e lazer: da rua a reflexão pedagógica). 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22889
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giordana Leite Pereira.pdfPDF - Giordana Leite Pereira544.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.