Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22896
Título: Efeito antimicrobiano da terapia fotodinâmica como adjuvante na desinfecção de canais radiculares de dentes com retratamento endodôntico: revisão de literatura
Autor(es): Costa, Vanessa de Oliveira
Palavras-chave: Endodontia
Lasers
Fotoquimioterapia
Retratamento
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Introdução: A persistência de microrganismos ao final do preparo químico-mecânico ou após a utilização da medicação intracanal é considerada a principal causa dos insucessos do tratamento endodôntico, sendo necessário o retratamento do canal. A terapia fotodinâmica tem sido proposta como uma estratégia adicional de tratamento antimicrobiano, com a possibilidade de melhorar os resultados do tratamento endodôntico. Esta revisão de literatura visa avaliar o efeito antimicrobiano da Terapia Fotodinâmica como adjuvante na desinfecção de canais radiculares cuja terapia endodôntica prévia falhou. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed utilizando combinações específicas de descritores: “Endodontic retreatment AND photodynamic therapy”, “Photodynamic therapy AND secondary endodontic infections”, “Low level laser therapy AND root canal retreatment”, “Photodynamic therapy AND Apical periodontitis” e “Photodynamic therapy AND root canal disinfection”. Foram incluídos apenas artigos publicados em inglês. Resultados e Discussões: A pesquisa bibliográfica forneceu 138 títulos e resumos. Quatro artigos preencheram os critérios de inclusão e foram selecionados para a revisão. As razões para a exclusão dos estudos em cada fase foram registradas. Os estudos incluídos mostraram um efeito positivo da terapia fotodinâmica na redução da carga microbiana no tratamento do canal radicular, variando de 52,4% a 100%. Esses resultados foram alcançados devido a combinação da terapia fotodinâmica antimicrobiana com a terapia convencional de retratamento. Conclusão: Foi possível notar os efeitos positivos da combinação das terapias alcançado uma redução considerável da carga microbiana intracanal. Entretanto as informações clínicas disponíveis atualmente se mostram limitadas e são necessárias mais pesquisas sobre a terapia fotodinâmica antimicrobiana como adjuvante na desinfecção de canais retratados.
Descrição: COSTA, Vanessa de Oliveira. Efeito antimicrobiano da terapia fotodinâmica como adjuvante na desinfecção de canais radiculares de dentes com retratamento endodôntico: revisão de literatura. 2019 .30. p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22896
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Vanessa de Oliveira Costa.pdf437.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.