Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22897
Título: Acompanhamento da implementação de um dispositivo de conscientização e motivação do autocuidado oral em crianças
Autor(es): Martins, Susana Mairlla de Sousa
Palavras-chave: Odontopediatria
Autocuidado
Saúde Bucal
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: Este trabalho consiste na descrição da experiência de acompanhamento da implementação de um dispositivo de conscientização e motivação no autocuidado de higiene oral em crianças de 4 a 12 anos atendidas na Clínica Integrada da Infância I e II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VIII (Araruna-PB). O dispositivo consiste em cartão autoadesivo representativo do odontograma da criança com as informações da condição individual de cada dente. Como forma de facilitar a comunicação entre o dentista e a criança, o cartão simula um animal escolhido pela criança, e o odontograma representado por adesivos circulares de diferentes cores, sendo elas: verde para dentes hígidos e saudáveis, amarelo para condição de alerta; e vermelho em casos de lesões de cárie que necessitem de exodontia, endodontia ou restauração; branco para dentes ausentes ou não erupcionados. A cada nova consulta, com a realização do procedimento, e com a avaliação da escovação caseira, a criança poderia trocar a coloração do adesivo, o que visava incentivar a cooperação entre as consultas e o autocuidado com a higiene oral doméstica. Toda a comunicação foi realizada de forma lúdica, utilizando um fantoche do animal escolhido. Durante o período de dois meses, 12 crianças foram acompanhadas pelo projeto, avaliando-se a evolução nas cores dos adesivos e sua condição oral a cada nova consulta. Ao fim deste período de avaliação obtiveram-se resultados positivos acerca do autocuidado das crianças envolvidas, percebidos a partir da evolução das cores dos adesivos utilizados no odontograma lúdico e ainda na redução da média geral de IHO-S.
Descrição: MARTINS, Susana Mairlla de Sousa, Acompanhamento da implementação de um dispositivo de conscientização e motivação do autocuidado oral em crianças. 2019.26. p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22897
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Susana Mairlla de sousa Martins.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.