Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22900
Título: Desenho animado como recurso didático no ensino de geografia: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Danila Maria da
Palavras-chave: Geografia
Metodologias de ensino
Show da Luna
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Com a evolução do ensino mediante um mundo cada vez mais conectado, algo ainda mais presente para as gerações que já nascem na era digital, tem se debatido ainda mais sobre a inserção de metodologias que dialoguem com esse cenário e possam contribuir no processo ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que o presente estudo busca a partir de uma pesquisa participativa com uma turma do 3º ano do ensino fundamental I, no contexto do ensino da Geografia, inserir episódios de desenhos animados como um recurso didático facilitador que desperte o interesse dessas crianças para os conteúdos e consequentemente, auxiliar na sua compreensão. O desenho escolhido foi o brasileiro “Show da Luna”, protagonizado por uma garota curiosa, que ama a ciência e sempre vive questionando e investigando a origem das coisas. Essa animação é premiada pela sua qualidade e proposta educativa, líder de audiência no canal Discovery Kids, presente em 74 países e com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube. Sua inserção no contexto escolar, se justifica uma vez que os desenhos animados estão presentes na realidade cotidiana da criança e trazer o cotidiano do aluno para a escola contribui com uma aprendizagem significativa. Foram utilizados três episódios, um a cada semana, além de atividades complementares e experiências práticas para apresentar alguns temas da Geografia física, como: o ciclo da água, solo e as fases da lua, obtendo como resultado, uma melhor aprendizagem dos conteúdos.
Descrição: SILVA, D. M. da. Desenho animado como recurso didático no ensino de geografia: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22900
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danila Maria da SilvaPDF - Danila Maria da Silva1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito254.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.