Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22907
Título: A utilização do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança
Autor(es): Neves, Jaciele Pereira das
Palavras-chave: Lúdico
Métodos pedagógicos
Desenvolvimento psicomotor
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, que visa levantar análises sobre a utilização do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança, destacando a ludicidade e sua importância como meio para garantir grandes benefícios no desenvolvimento infantil, utilizando o lúdico desde os anos iniciais da criança. Trazendo abordagens sobre a importância do brincar e as vantagens dos jogos e brincadeiras como ferramentas essenciais da infância; o conceito lúdico e suas funções; abordando as habilidades motoras; esquema corporal e a formação lúdica do professor que faz garantir uma aula que não seja apenas aprendizagem de conteúdos como também a aprender a desenvolver na criança as habilidades cognitivas e motoras, mostrando uma realidade do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, tendo o professor como o principal mediador. Dessa maneira, as estratégias lúdicas fazem o ambiente pedagógico um espaço fantástico, levando a uma construção e criação da autenticidade e a formação do seu eu desde o início da educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida na Creche Municipal Casulo Menino Jesus de Praga em Serraria - PB, foi preparado um questionário com quinze perguntas objetivas, foram entrevistadas doze professoras, nessa perspectiva tivemos como base a BNCC (2017), a DCNEI (2009), Cunha (2001), dentre outros. E os resultados identificados foram satisfatórios.
Descrição: NEVES, J. P. das. A utilização do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22907
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jaciele Pereira das NevesPDF- Jaciele Pereira das Neves699.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito661 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.