Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22916
Título: Principais características higrotérmicas do ar úmido e do índice de desconforto de Campina Grande, PB
Autor(es): Teixeira, Elaine Farias
Palavras-chave: Climatologia
Clima urbano
Ilhas de calor
Microclima
Temperatura do ar
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: As ações antrópicas nas médias e grandes cidades contribuem direta e/ou indiretamente na ambiência local e no microclima. A cidade paraibana de Campina Grande passa por processos de transformação urbana, semelhante as demais, embora não se conheça as principais características dos elementos do clima urbano. Diante disto, procurou-se estabelecer as principais características higrotérmicas do ar úmido, na escala horária, e do índice de desconforto de Campina Grande (7°13’S; 35º52’W; 550 m), sendo essas determinações os objetivos principais. Os dados de temperatura do ar (tar) e umidade relativa (UR) foram coletados na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instalada no Centro de Pesquisa do Algodão (Embrapa/algodão- Campina Grande) e disponibilizados na sua página. De posse desses dados horários de tar e UR, do período de 01.01.2008 a 31.12.2019, e utilizando-se os critérios da climatológica, foram determinados, nessa escala temporal, os principais indicadores higrotérmicos do ar úmido, os resultantes da combinação de tar e UR e os índices de desconfortos, para a referida cidade. Os principais resultados mostraram que os picos de temperaturas extremas ocorreram por volta do meio dia e 06:00 h da manhã, respectivamente, e as médias das amplitudes térmicas horárias foram maiores nas temperaturas extremas do que nos das médias instantâneas. As curvas da pressão máxima de saturação versus tar instantâneas são simétricas e assimétricas, as das mesmas com relações com UR. As frequências horárias dos teores de umidade relativa foram maiores que 80,0% e, em apenas, cerca de 9,0 % dos dias, foram menores que o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A pressão parcial de vapor é praticamente constante ao longo do dia e o déficit de pressão de vapor, um indicador importante para análise conjunta da tar e UR. O índice de desconforto higrotérmico encontrado foi leve e com ênfase para os horários entre 12:00 e 16:00 h, por coincidir com a inversão da relação tar e UR. Recomenda-se a continuidade da pesquisa, com análises mais detalhadas, visando estabelecer as principais características higrotérmicas do ar e os respectivos índices de desconforto, no contexto dos procedimentos teórico-metodológicos do clima urbano.
Descrição: TEIXEIRA, E. F. Principais características higrotérmicas do ar úmido e do índice de desconforto de Campina Grande, PB. 2020. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22916
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTERMO DE DEPÓSITO - Hermes Alves de Ameida67.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ELAINE FARIAS TEIXEIRA.pdfTCC- Hermes Alves de Ameida729.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.