Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22917
Título: Avaliação da comunicabilidade do aplicativo de mobilidade urbana, girapatos, utilizado por usuários da cidade de Patos-PB
Autor(es): Nascimento, Emanuely Chaves do
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Comunicabilidade
Engenharia Semiótica
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Em meio ao grande aumento do uso dos smartphones, a evolução tecnológica no setor de transporte de passageiros também começou a tomar notoriedade. Os serviços de aplicativos móveis de táxi para transporte de passageiros têm o intuito de facilitar a locomoção da população oferecendo mais comodidade e segurança aos usuários que prestam e utilizam esse serviço. A maioria dos sistemas, quando são projetados, tem como finalidade alcançar uma boa interação com o usuário, pois ele deve ser capaz de entender os objetivos e funções do sistema (PRATES; BARBOSA, 2003). Para que essa interação ocorra, a comunicação entre o designer e o usuário é algo essencial, pois a partir disso o usuário irá determinar a qualidade de uso do sistema. Nesse contexto, o presente trabalho teve como finalidade avaliar a interação dos usuários com a interface do aplicativo GiraPatos para verificar se o mesmo está intuitivo e fácil de interagir. Diante disso, optou-se pela aplicação do Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC), baseado na Engenharia Semiótica, para avaliar a interação do usuário com o aplicativo móvel de táxi proposto no trabalho. Para a avaliação, foram recrutados sete participantes que nunca haviam utilizado o aplicativo. Os participantes foram submetidos a fazerem algumas atividades propostas que representaram uma situação real de uso. Após os resultados obtidos, foram observados alguns problemas nas avaliações realizadas que impediram os usuários de realizar suas atividades com fluidez. Porém, no geral, o aplicativo demonstrou um resultado positivo no que diz respeito ao objetivo do trabalho. Com isso, foram apresentadas algumas soluções para as rupturas encontradas, a fim de melhorar a interação do usuário com o aplicativo.
Descrição: NASCIMENTO, E. C. Avaliação da comunicabilidade do aplicativo de mobilidade urbana, girapatos, utilizado por usuários da cidade de Patos-PB. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22917
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuely Chaves do Nascimento.pdfEmanuely Chaves do Nascimento1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de deposito.pdfTermo de deposito1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.