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Título: Marketing digital, e-commerce e pandemia: uma revisão narrativa do panorama brasileiro
Autor(es): Silva, Walyson Monteiro da
Palavras-chave: Marketing digital
E-commerce
Comportamento do consumidor
Pandemia
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: No final de 2019 passaram a eclodir as primeiras notícias de que um vírus, mapeado primeiramente na China, estaria se espalhando de maneira bastante veloz e com alto potencial de letalidade entre os infectados. O Sars-cov-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, gerou a pandemia do Covid-19 que trouxe profundas transformações nas sociedades, nas relações interpessoais e no mercado empresarial em todo o mundo. A chegada do novo vírus exigiu a adoção de medidas de restrição de circulação de pessoas para conter o avanço da pandemia, no Brasil, essas limitações causaram profundos impactos nos setores produtivos e na economia, bem como na forma das empresas se posicionarem no mercado, tendo que se adaptarem às novas exigências e necessidades dos consumidores. Uma das estratégias introduzidas ou aperfeiçoadas nas vendas foi que ocorreu no âmbito digital, para que esses empreendimentos garantissem renda para a manutenção de seus negócios durante e após a pandemia. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objeto analisar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 no posicionamento estratégico de marketing digital e e-commerce das empresas no país, discorrendo sobre as transformações ocorridas no âmbito da prestação dos serviços e atendimento ao consumidor diante da nova realidade vivenciada pelo mundo. Trata-se de uma revisão de narrativas no qual foi realizada uma análise qualitativa, sendo a pesquisa bibliográfica utilizada para subsidiar o estudo. Concluise que a pandemia acelerou o futuro de implementação maciça do comércio digital, gerando um crescimento acima da média de novos usuários do e-commerce no Brasil e impondo aos empresários a necessidade de se reinventarem, elaborarem estratégias de marketing digital e adaptarem seus negócios ao novo contexto de consumo. A estratégia vem se mantendo vantajosa, existindo grande tendência de que sejam mantidas estas técnicas de vendas no período pós-pandemia.
Descrição: SILVA, W. M. Marketing digital, e-commerce e pandemia: uma revisão narrativa do panorama brasileiro. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22919
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