Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22924
Título: Aspectos da naturalização da violência em O remorso de Baltazar Serapião: ficção e realidade
Autor(es): Pedrosa, Kelton de Pontes
Palavras-chave: Literatura
Misoginia
Violência
Relação de poder
Data do documento: 7-Dez-2020
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a representação da violência em episódios carregados de atos de poder masculino sobre o corpo da mulher, assim como as formas submissas e indigna pelas quais as mulheres são retratadas na obra o remorso de baltazar serapião, do escritor valter hugo mãe. O interesse está em verificar como a violência contextualizada na Idade Média ainda é recorrente na atualidade, muitas das vezes, posta sob o viés da naturalização. A escolha do tema se deve não só por ser este o de maior destaque na obra, como também pelo fato de ainda vivermos numa sociedade em que a violência contra as mulheres se mostra como um problema social real. A partir de uma metodologia analítico-interpretativa, a discussão terá por base os fundamentos teóricos de Moraes e Lapeiz (1985), Moraes (2003) e Richards (1993), Adichie (2015), Beauvoir (1970), Pereira e Pereira (2011), Pinto (2010), entre outros. Em síntese, apesar de muitas dessas práticas violentas cometidas pelos homens serem consideradas normais naquela época, é que acreditamos que seja de suma importância analisar aqui essas situações de poder e domínio do homem sobre a mulher e tentar assim promover reflexões de como a permanência da violência de gênero ainda se mostra viva na sociedade contemporânea.
Descrição: PEDROSA, K. de P. Aspectos da naturalização da violência em O remorso de Baltazar Serapião: ficção e realidade. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22924
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelton de Pontes PedrosaPDF - Kelton de Pontes Pedrosa422.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito541.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.