Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22942
Título: Memória social e tradições: uma análise turística e cultural sobre a Festa do Bode na rua em Gurjão-PB
Autor(es): Simões, Andreza Ramos
Palavras-chave: Festa popular
Cultura
Turismo
Memória social
Tradição popular
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: A festa é rito de caráter coletivo popular, surgida espontaneamente em um meio social, presentes em seu contexto sociocultural historicamente construído. O turismo compõe atividades diversas que engloba explorações econômicas, a valorização do espaço e da cultura local. O presente trabalho, tem como objeto de estudo identificar as raízes culturais e, o seu desempenho atual, como acontece na Festa do Bode na Rua, na cidade de Gurjão-PB, do mesmo modo mostrar qual é a importância que o turismo traz para o município. A investigação é de caráter exploratório. Para atingir a proposta no presente estudo, realizou-se a coleta de materiais, através do uso de aplicativos de comunicação, viabilizando o contato com visitantes e turistas, como também com a população local, que responderam a um questionário, a partir do uso das tecnologias e foram fotografados lugares onde acontece a festa, a bibliografia procura acobertar a edificação teóricas-metodológicas que deem conta de uma perspectiva interdisciplinar. Esta coleta subsidiou a análise que explicitou o processo turístico e cultural da festa do bode na rua, em Gurjão, o que subsidiou as respostas ás questões da investigação, através dos objetivos estabelecidos: Explicar os fenômenos turísticos, como base a contribuir para a valorização da “Festa do Bode na Rua”, no município; evidenciar a importância sociocultural do turismo na região; analisar o perfil socioeconômico e cultural da festa do bode na rua e investigar materiais empíricos e históricos relacionados a memória e a tradição da festa do bode na rua, na cidade de Gurjão-PB.
Descrição: SIMÕES, A. R. Memória social e tradições: uma análise turística e cultural sobre a Festa do Bode na rua em Gurjão - PB. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22942
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Ramos Simoes.pdfPDF- Andreza Ramos Simoes1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito698.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.