Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22943
Título: A feira livre como espaço cultural: um estudo de caso no município de Serra Redonda/PB
Autor(es): Souza, Cristiane Aparecida Faria Gonçalves de
Palavras-chave: Feira livre
Comércio
Geração de renda
Agricultura familiar
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O contexto abordado nesse trabalho tem como base a observação dos relatos históricos e da realidade atual em relação a feira livre na cidade de Serra Redonda/PB, como um ambiente rico em cultura e diversidade, que tem se perpetuado ao longo dos anos, sofrendo transformações e adaptações pelo homem que é capaz com suas práticas voltar no tempo e associar a vida moderna para ter os bens de consumo que deseja. De forma que o objetivo geral visa analisar a dinâmica estrutural da feira livre de Serra Redonda/Pb, em tempos dos avanços da tecnologia e como objetivos específicos: conhecer a realidade dos feirantes que vivem da venda de produtos alimentícios, passiveis de perecer a curto prazo; mostrar a resistência da cultura desse segmento de vendas, através do artesanato; compreender o contato social das pessoas com o mercado de troca, ofertas de consertos e manutenção para a população e avaliar o andamento da feira local durante a pandemia do Coronavírus, em 2020. Para tanto, a metodologia utilizada se baseou em uma pesquisa descritiva e bibliográfica, segundo Santos (2000, apud. Rios, Costa & Mendes, 2016), Monteiro (2006, apud. Rios, Costa & Mendes, 2016) e Gil (1994). Considerando a observação e comparação entre imagens do passado e da atualidade, documentos históricos de eventos na cidade, além das ricas considerações provenientes de diversos autores a exemplo de Almeida, Guimarães, Kliksberg, Mascarenhas, Vedana, entre outros documentos que juntos contribuíram para as diversas análises realizadas ao longo do trabalho considerando o significado que a feira livre tem a sobrevivência e a geração de renda para milhares de famílias que vivem da agricultura, bem como para o crescimento da economia e a contribuição para uma maior qualidade de vida da população mediante a modernidade, as políticas de preservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, com o combate as pragas e maior concentração de nutrientes nos alimentos.
Descrição: SOUZA, C. A. F. G. A feira livre como espaço cultural: um estudo de caso no município de Serra Redonda/PB. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22943
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC_Cristiane.pdfTermo_de_Deposito_TCC_Cristiane116.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Cristiane Aparecida Faria Gonçalves de Souza.pdfPDF - Cristiane Aparecida Faria Gonçalves de Souza807.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.