Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22945
Título: Crescimento urbano e meio ambiente: o caso do conjunto habitacional Mazagão em Alagoa Nova-PB
Autor(es): Soares, Givaldo Serafim
Palavras-chave: Gestão Pública
Crescimento Urbano
Desenvolvimento local sustentável
Data do documento: 29-Out-2020
Resumo: A expansão populacional acelerada e somada à falta de planejamento urbana têm sido um dos aspectos responsáveis por impactos socioambientais vivenciados ao longo do tempo: destruição de nascentes, comunidades em área de risco, extinção de espécies animais, erosão, alagamentos, deslizamentos, entre outros. Logo, a presente pesquisa possui cunho qualitativo, tendo como objetivo discutir quais impactos surgem no meio ambiente e na vida da população residente na comunidade em estudo a partir da construção do Conjunto Habitacional Mazagão no município de Alagoa Nova-PB. O estudo ainda se propõe a apontar possíveis medidas para o desenvolvimento urbano sustentável na comunidade em foco. Destacar o importante papel do poder público e da sociedade na solução das questões de ordem pública. Para a coleta de dados primários usou-se o “Registro de Imagens” que possibilitou a observação da comunidade estudada e o “Diário de Campo”, ou seja, o registro de depoimentos de indivíduos, através dos quais, pretende-se averiguar o entendimento dos sujeitos que vivem na comunidade em estudo. De modo que, a visita em loco possibilitou a coleta de depoimentos obtidos por meio de diálogo com moradores e o registro de imagens. Portanto, não realizou-se entrevista, mas registrou-se a fala de 2 (dois) indivíduos que exemplificam a realidade observada na comunidade em estudo. Para a coleta de dados secundários recorreu-se a pesquisa em documentos: livros, teses e, artigos. Outrossim, recorreu-se aos relatórios e anotações junto à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Departamento de Defesa Civil, e a Secretaria Municipal de Planejamento Turismo e Meio Ambiente. Na interpretação dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo tendo como foco a fala dos sujeitos envolvidos na pesquisa. De modo que, através das imagens registradas, verificou-se a realidade em loco das comunidades em estudos. Por meio dos resultados constatou-se que os riscos de desastres ambientais na comunidade evidenciam indicadores sociais de vulnerabilidade e perigo através dos movimentos de massa e inundação. Pode-se concluir que os objetivos foram alcançados, sendo possível evidenciar os impactos socioambientais no Mazagão. Bem como, compreender o papel do poder público municipal na solução desses problemas.
Descrição: SOARES, Givaldo Serafim. Crescimento urbano e meio ambiente: o caso do conjunto habitacional Mazagão em Alagoa Nova-PB. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública - Tecnólogo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22945
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF_GIVALDO SERAFIM SOARES.pdfPDF - Givaldo Serafim Soares1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.